A segunda etapa da campanha de vacinação de animais contra a febre aftosa iniciou na última terça-feira (3) e segue até o dia 2 de dezembro, no município de Nova Olinda. Nesta etapa, os criadores deverão aplicar a dose de 2ml em de bovinos e bubalinos de 0 a 14 meses, independente do peso.
Para aquisição da dose, o produtor deve procurar revendas veterinárias credenciadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Os criadores terão até o dia 5 de janeiro para declarar a vacinação na sede da Adagri em Nova Olinda, Ematerce ou na Secretaria de Agricultura. Segundo a Adagri, a meta é vacinar cerca de 950 mil bovinos e bubalinos de todo rebanho cearense.
Cícero Bezerra, médico veterinário e fiscal estadual da Adagri em Nova Olinda, explicou a importância da campanha. “A meta é atingir 90% de vacinação para que nós possamos ter o Ceará livre de febre aftosa sem vacinação.
Essa condição sanitária abrirá mercado para a comercialização de produtos agropecuários cearenses em outros países”, diz. A febre aftosa é altamente contagiosa, atinge bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos, podendo comprometer a circulação de carnes no mercado nacional e internacional.