Jornal do Cariri
Vacina é sonho de todos no Cariri
Da Redação
15/12/20 0:00

A popularidade do presidente Jair Bolsonaro atingiu sua melhor performance na pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda (14), com 37% de aprovação ótimo e bom. Entretanto, Bolsonaro precisa vencer o desafio de conquistar os nordestinos. É no Nordeste, onde a população mais o rejeita – 42%. Mas, o Planalto sabe que com a economia voltando a crescer e a pandemia sendo controlada, o presidente Bolsonaro está confortável para ser reeleito. Aí é que entrar o vilão que assombra Bolsonaro: a segunda onda do coronavírus. O Brasil precisa vacinar os 200 milhões de brasileiros contra o covid, o mais rápido possível, pois a pandemia voltou com força. O mundo já presencia lockdown na Inglaterra, Portugal, Alemanha e, no Brasil, bares e restaurantes estão sendo fechados em Santa Catarina, Paraná e nas capitais de São Paulo e Belo Horizonte. Esse quadro ameaça se alastrar pois 10 capitais ultrapassam os 80% de ocupação de leitos de UTIs. 

Plano de vacina do Governo Bolsonaro 

O ministro da Saúde, general Eduardo Panzuello, elaborou um planejamento sobre a vacinação de todos os brasileiros. São necessárias duas doses para quem tomá-la se livrar da covid. O plano entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) existe, apesar de algumas críticas, e se fosse colocado em prática, vacinaria 52 milhões de brasileiros até junho. Só que essa promessa ameaça não sair do papel, levando pânico ao nosso povo do Cariri. E a conta é simples: dos 100 milhões de vacinas compradas da Oxford, Astrazeneca, nenhuma tem data para chegar. A vacina apresentou problemas e está atrasada. 42 milhões de vacinas da Covax- Facility, entregues pela OMS, só chegarão em 2022. E as 70 milhões de vacinas da Pfizer, o Governo Bolsonaro não bateu martelo. Assim, não foram adquiridas. O presidente da Pfizer Brasil, Carlos Murilo, declarou, em audiência na Câmara dos Deputados, que só poderá atender uma demanda de dois milhões de doses em janeiro, para entregar em março. Apenas um milhão de brasileiros vacinados. 

Camilo não espera sentado as vacinas 

O quadro para a vacinação dos brasileiros é alarmante. Não tem como o ministro da Saúde, General Pazuello, cumprir sua palavra e começar a vacinar os brasileiros, inclusive os cearenses do Cariri - obedecendo o plano apresentado ao STF - em dezembro. Esqueçamos! A única vacina disponível é a coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, objeto de uma briga política do presidente Bolsonaro com o governador João Doria. O Butantan produziu um milhão de doses e a produção continua. Porém, há uma barreira: os órgãos reguladores da China, origem da vacina CoronaVac - Instituto Sinovac - ainda não autorizaram que ninguém a use. João Doria declarou, nessa segunda (14), que no próximo dia 23 a China dará o aval para que o mundo possa vacinar quem comprar a coronaVac. Além do Governo de São Paulo, os países Turquia e Indonésia. Ciente dessa vacina, o governador Camilo Santana foi atrás dela e também da Pfizer. Esteve em Brasília com o ministro Eduardo Pazuello para tratar do assunto. Na reunião, o ministro informou que lançará esta semana, oficialmente, o Plano Nacional de Imunização e vai apresentar a articulação que o Ministério tem feito junto aos laboratórios. Em seguida, fará encontros regionais sobre a logística de vacinação nos estados.

Camilo negocia vacina para cearenses 

O comportamento do governador Camilo Santana é inquestionável como maior autoridade política do Ceará. Está convencido que a saída para vencermos a guerra da covid é a vacina. O Governo Federal não oferece alternativas. O plano apresentado tem furos. Camilo não pode esperar sentado, enquanto cearenses, do seu Cariri, e de todo Ceará, morrem. Nessa segunda, Camilo viajou a São Paulo para audiências com o governador João Doria e com os dirigentes do Instituto Butantan. Também foi conversar com o presidente do Pfizer Brasil, Carlos Murilo. Quer vacinas para salvar as vidas no estado que governa. Não irá colocar em risco a vida de ninguém. Autorizará o início da vacinação após os órgãos reguladores da China e do Brasil darem o aval a coronavac e também a Pfizer. Nenhuma das duas, sequer, deram entradas com pedidos de análise na Anvisa. A Anvisa afirmou que em 10 dias libera as vacinas para serem aplicadas no povo brasileiro. 

Impasse de Bolsonaro versus João Doria 

Se o presidente Bolsonaro se mantiver irredutível em utilizar a CoronaVac autorizada pelos órgãos reguladores da China e vetada pela  Anvisa por questões políticas, o governador João Doria irá ao STF para assegurar a vacinação dos paulistas. Quer começar essa vacinação no dia 25 de janeiro. Governador Camilo também tem pressa para vacinar os cearenses. Felizmente, nos últimos cinco dias, o Ceará tem apresentado uma queda no número de óbitos de covid. Mesmo assim, Camilo fechou tudo para as festas de final de ano. Não quer aglomerações para correr riscos desnecessários. Enquanto acompanha a luta do Governo Bolsonaro por uma vacina, Camilo faz a sua parte. Se conseguir comprar a Pfizer, precisará de refrigeradores a menos 70° para manter essas vacinas em todo o Estado. Um enorme desafio que o Governador espera vencer. Camilo não está parado: são vidas que quer salvar. 

Darlan resolve oposição na Câmara   

Os três candidatos que haviam se colocado para a disputa pela presidência da Câmara de Juazeiro se renderam ao rolo compressor Darlan Lobo. Yanny Paredão, Beto Primo e Adauto Araújo se reuniram com Darlan e saíram convencidos de que o atual presidente é o melhor nome para se manter à frente do Poder Legislativo. Beto Primo, o mais empolgado para a disputa, andou reclamando da falta de apoio do prefeito eleito Glêdson Bezerra e do deputado estadual Nelinho Freitas a sua candidatura. Vale salientar, os dois políticos não tinham compromisso em apoiar Beto Primo, que entrou na corrida eleitoral pela Câmara ciente que era um predestinado. Beto acabou enfiando os pés pelas mãos e saiu bem pequeno da disputa. Yanny e Adauto fizeram seus papeis e negociaram posições na Mesa Diretora. Se Glêdson ou outra força não se manifestar, Darlan deve ser reeleito com candidatura única. Hoje, Darlan contabiliza 15 votos a seu favor. 

Vai e vem na saúde causa problemas

Depois de pedir e ser exonerada do cargo de secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Glauciane Torres, foi convencida a retornar ao cargo. Voltou e saiu novamente. Não amenizou o desgaste público e, pior, aumentou o desgaste com os servidores da Saúde. Para o lugar de Glauciane foi chamada às pressas a ex-vereadora Delian, que acabou gerando outro problema: foi preciso refazer as senhas bancárias e o repasse para a Aceni acabou atrasando. No fim de semana, profissionais da saúde fizeram uma greve branca e prometem aumentar o movimento nos próximos dias. Vem mais desgaste por aí. Entre os servidores a dúvida e se ainda recebem antes do fim do ano. Glauciane pediu exoneração depois que soube da presença da ex-secretária Francimones na equipe de transição.   

Alarme falso na Câmara de Barbalha 

A vigilância das redes sociais supera em muito a dos órgãos de fiscalização. A sociedade está bem mais atenta e os políticos perceberam essa nova situação vivida.Os vereadores de Barbalha estão vivendo essa realidade. Criticados por aumentarem os próprios salários em plena pandemia e sob determinação contrária do Governo Federal, os vereadores alegam não terem reajustado seus vencimentos. No dia 13 de novembro, dois dias antes das eleições, votaram apenas uma resolução obrigatória, mas sem aumento real dos subsídios mensais que cada parlamentar tem direito. Segundo a Mesa Diretora da Casa, o valor já atingiu o teto. O simples fato do tema reajuste salarial tem entrado em pauta gerou um enorme descontentamento de seguimentos que não têm entendimento da lei orçamentária, que obriga que o vencimento do ano seguinte seja discutido. Nesse caso, em 2020, a Câmara de Barbalha decidiu manter congelados os salários. O projeto é assinado pela Mesa Diretora, comandada pelos vereadores Odair Matos, André Feitosa e Hamilton Lira, todos reeleitos. 

Disse me disse... 

Na disputa da Câmara do Crato, o vereador petista Pedro Lobo já pensa em desistir da disputa pela presidência contra Florisval Coriolano. 

Pedro Lobo articula uma negociação para ser secretário da gestão Zé Ailton Brasil. Disse querer ficar fora da Câmara por um tempo. 

A eleição desse ano no Crato foi a última dos vereadores Bebeto Anastácio e Pedro Alagoano. Os dois  anunciaram que não disputarão mais mandato de vereador. 

Bebeto chegou a dizer que vai, inclusive, encaminhar a desfiliação partidária. Já Pedro Alagoano vai se dedicar aos seus negócios. 

Ainda no Crato, o ex-prefeito Ronaldo Mattos foi absolvido em mais um processo movido pelo Ministério Público, quando era prefeito. 

Ronaldo foi acusado de contratação irregular em cargo de livre nomeação. O juiz José Batista entendeu diferente e inocentou o ex-prefeito.    

O poder da família Ferreira Gomes está sendo contestado em três regiões do Estado: Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza e Cariri. 

Esse novo quadro político a se manter até 2022 obrigará aos FGs a desistirem da candidatura do prefeito de Sobral, Ivo Gomes como candidato ao Governo. 

A primeira opção do senador Cid Gomes, com o suposto aval do governador Camilo, é o nome de Roberto Cláudio, que larga à prefeitura de Fortaleza no próximo dia 31 de dezembro. 

A alternativa, caso RC se inviabilize com uma operação da Polícia Federal em sua residência ou o final de inquéritos o comprometendo com corrupção, é o retorno de Cid Gomes. 

Desculpe a ignorância, os FGs vão insistir em barrar a candidatura do governador Camilo Santana ao Senado Federal? 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ