Vacina contra chikungunya tem 98% de eficácia em adolescentes
Juazeiro apresenta maior número de casos da doença no Cariri
Foto: Robson Valverde
Natália Alves
17/09/24 12:00

Os testes com a vacina contra a chikungunya apresentaram 98,8% de eficácia em adolescentes de 12 a 17 anos. A resposta imune entre os pacientes que foram infectados pelo vírus foi de 100%. A vacina de dose única é chamada de VLA1553 e teve testes realizados no Ceará, com participação da Universidade Federal do Ceará (UFC). No Cariri, 171 casos da doença foram confirmados. Juazeiro do Norte lidera os números, com 44 pessoas infectadas.

Ainda no Cariri, Brejo Santo é o segundo município com maior número de casos, contabilizando 27. Após a comprovação da eficácia da vacina em fase de testes, o professor Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o imunizante é seguro e que a população deve buscar a vacinação quando disponível. “Não há efeitos colaterais graves, e isso é muito importante para que a vacina possa ser recomendada”, destacou. A expectativa é que o imunizante seja liberado no país até o começo de 2025.

A vacina apresenta proteção após 28 dias de aplicação. Na fase de testes, 500 voluntários receberam dose única, com outros 250 recebendo placebo. Além da chikungunya, o Cariri registrou mais de 10 mil casos de dengue em 2024, com 1.600 confirmados apenas nos quatro primeiros meses do ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ