JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Urca e Sema realizam consulta pública para criação de área ecológica
Projeto prevê área de 6,9 hectares no município do Crato
Reunião aconteceu de forma remota. Imagem: Sema
Joaquim Júnior
24/09/20 8:30

Através da parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) realizou consulta pública para criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Riacho da Matinha. A consulta aconteceu de forma on-line. O projeto prevê área de 6,9 hectares no município do Crato, atendendo em sua integralidade sob a aplicação da Lei da Mata Atlântica, bem como na Área Prioritária para Conservação da Caatinga CA139 – Chapada do Araripe, com classe de importância biológica de prioridade de conservação Muita Alta.

Os Estudos Técnicos foram realizados pela Equipe de Pesquisadores de Cientistas Chefes do Meio Ambiente, do Governo do Estado em conjunto com a Urca, através do Departamento de Biologia e estão no site da Sema para a população acessar, debater, tirar dúvidas e dar sugestões. O e-mail para envio de sugestões é  [email protected] .

A técnica Andréa Moreira, que abriu a Consulta Pública, ressaltou a importância das pessoas de participarem desse momento. Ela declarou que a CP está aberta por 30 dias para ser debatida no site da Sema (sema.gov.br).  A proposta faz parte de um conjunto de iniciativas que o Estado traz para a região. De acordo com Rennan Guerra, chefe da Equipe de Pesquisadores de Cientistas Chefes do Meio Ambiente, a área possui uma rica biodiversidade, com 73 espécies vegetais e de espécies animais como mamíferos, aves e cobras.

Laércio Moraes, professor do Departamento de Biologia da Urca, destacou as principais pressões ambientais observadas na área. Entre elas, a maioria dos problemas urbanos estão presentes: alto risco de atropelamentos, impacto da poluição sonora, grande quantidade de resíduos sólidos, presença de animais domésticos, predadores dos animais que vivem dentro da UC, e retirada de lenha por moradores locais.

Com informações da Urca

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE