Urca anuncia descoberta de planta fóssil da Chapada do Araripe
Estudo foi conduzido por pesquisadores da Urca, UFPE e da China
Foto: Ascom Urca
Joaquim Júnior
06/07/23 8:30

Uma nova espécie de planta fóssil na Bacia do Araripe, recém-descoberta por meio da colaboração de pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Nanjing Forestry University, da China, revelou o vínculo com a efedra chinesa, planta utilizada na medicina tradicional há mais de cinco mil anos. O anúncio da descoberta foi feito pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais, através do Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri e do Laboratório de Biodiversidade do Nordeste.

Como aponta Alita Ribeiro, estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais da Urca e primeira autora do estudo, a nova espécie de planta fóssil da família Ephedraceae, denominada Arlenea delicata, é considerada crucial para a compreensão da diversidade de plantas que existiram nessa região durante o período Cretáceo.

“Essa descoberta amplia nosso conhecimento sobre a história evolutiva das plantas e reforça a necessidade de preservar e valorizar o patrimônio paleontológico da Bacia do Araripe”, afirma Alita. A pesquisa foi publicada no dia 30 de junho no periódico científico internacional Plant Diversity. O artigo é assinado por Alita M. N. Ribeiro, Yong Yang, Álamo. F. Saraiva, Renan A. M. Bantim, João Calixto Junior, Flaviana J. Lima. (clique aqui para ler) .

Segundo a Urca, o gênero Arlenea recebeu esse nome em homenagem a Maria Arlene Pessoa da Silva, renomada botânica e professora da Urca cujo trabalho na pesquisa e na proteção da flora da Chapada do Araripe é amplamente reconhecido. O epíteto “delicata” foi escolhido para destacar os delicados ramos que sustentam as estruturas reprodutivas terminais dessa planta fóssil. Os exemplares fósseis utilizados nessa pesquisa estão sob a guarda do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.

Com informações do Governo do Ceará

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ