Jornal do Cariri
Estudantes usam programa de rádio para incentivar leitura
O intuito principal seria levar contação de histórias e leituras de livros com temáticas afro-brasileiras e africanas e também músicas animadas para as crianças
Foto/Reprodução: Redes Sociais
Luan Moura
04/01/21 19:22

O programa de rádio “Sementes da Leitura: Animando e aflorescendo nossa crianças” é uma atividade idealizada pelos estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca), Alan Cordeiro e Beatriz Silva, que busca incentivar o hábito da leitura de crianças e jovens da comunidade do Carrapato, zona rural de Crato. O projeto começou a ser pensado em maio de 2020, e passou a ser exibido no início de junho do mesmo ano, todas as quinta. 
De acordo com um dos produtores do programa, Alan Cordeiro, o intuito principal seria levar contação de histórias e leituras de livros com temáticas afro-brasileiras e africanas e também músicas animadas para as crianças. “A gente não teve acesso a histórias que trouxessem um pouco de nossa história, de nossos ancestrais e da beleza negra. A gente teve e tem muito ocultamento e silenciamento”, justifica.

Com uma programação que conta com temáticas anti racistas, da identidade negra e que propõe a África no centro da discussão, o formato atende alunos do Ensino Fundamental I e II. Para o estudante, a sala de aula pode fortalecer ou ocultar a identidade de uma criança. “A gente sabe que existe um grande silenciamento de toda a nossa cultura afro-brasileira e africana. Então, é de pensar que o ritual pedagógico do professor dentro da sala de aula pode fortalecer a construção da identidade negra ou ocultá-la" disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ