Jornal do Cariri
Universidades assinam Manifesto pela vida e pela ciência
Urca, UFCA e IFCE foram algumas das instituições que assinaram o documento
Documento cita envolvimento da sociedade no movimento. Foto: Pixabay
Joaquim Júnior
12/03/21 8:30

Universidades do Cariri se uniram a universidades de todo Ceará para apoiar medidas sanitárias e articular movimento pela vida, saúde e ciência. Do Cariri, a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) se unem aos Institutos Federais do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará e Universidade Vale do Acaraú (Uva). Juntas, reiteram apoio às medidas sanitárias tomadas pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e conclamam a adesão de outros segmentos representativos para participarem do movimento.

Leia, abaixo, nota na íngrega:

A grave crise sanitária por que passa o nosso país, que já contabiliza mais de 268.000 óbitos por Covid-19 no Brasil, exige, de nossa parte, posicionamento firme. Somos responsáveis por conduzir, em nossas Universidades (Uece, UFC, UFCA, Urca e Uva) e em nossos Institutos Federais (IFCE), a formação de profissionais e a produção de conhecimento científico e tecnológico, em sintonia com a sociedade e com um projeto de desenvolvimento para o país e para o estado do Ceará.

Reiteramos nosso apoio às medidas sanitárias que vêm sendo tomadas pelo Governador do Ceará, Camilo Santana, no tocante ao isolamento social rígido e ao uso obrigatório de máscaras, além das ações para ampliação de leitos de UTI e o esforço hercúleo para aquisição de vacinas. Ainda, sabemos ser necessário o convencimento e o envolvimento da sociedade nesse momento tão difícil. Para isso, comprometemo-nos a difundir, para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade cearense, a importância e desse apoio, que precisa ser ativo e mobilizador.

Precisamos, também, conclamar a adesão de outros segmentos representativos, de lideranças políticas, empresariais e religiosas e de representantes da sociedade civil organizada, para construirmos esse grande movimento pela vida, pela saúde e pela ciência.

Ao passo que nos solidarizamos com as famílias afetadas pela Covid-19, salientamos que é hora de mantermos unidade, espírito coletivo e solidariedade para que, juntos, possamos atravessar esse difícil momento que vivemos.

Prof. Hidelbrando dos Santos Soares

Reitor da Universidade Estadual do Ceara (Uece).

Prof. Dr. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque

Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Prof. Dr. Ricardo Luiz Lange Ness

Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Prof. Francisco do O’ de Lima Júnior

Universidade Regional do Cariri (Urca)

Prof. Dr. Fabianno Cavalcante de Carvalho

Reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Uva)

Prof. Dr. José Wally Mendonça Menezes

Reitor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ