Um ano da morte de Yanny Brena
A passagem de Yanny na Câmara foi como a passagem de um cometa, rápida e bonita.
Foto: Divulgação CMJ.
Regy Santos
05/03/24 1:00

No dia 3 de março de 2023, a jovem vereadora e presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Yanny Brena (PL), de 26 anos, teve sua vida interrompida pela violência. Médica e com um futuro promissor na política, Yanny foi a segunda vereadora mais bem votada de 2020, assumindo a presidência da Casa em janeiro de 2023. A aproximação do Legislativo com o Executivo, e com a população, além da atuação na defesa pelos direitos da mulher, marcaram a rápida passagem da jovem à frente da Casa.

Após a partida de Yanny, o vereador Capitão Vieira (MDB) assumiu a cadeira de presidente, por meio de nova eleição. Vieira Neto deu continuidade aos trabalhos iniciados pela médica na Casa. Experiente, o político conta que a jovem deixou o ambiente legislativo mais leve e mostrou desenvoltura durante os anos de 2021 e 2022, onde conseguiu conquistar grande parte dos vereadores, principalmente os veteranos, a exemplo de Adauto Araújo e Nivaldo Cabral.

A frente da presidência, Yanny encabeçou projetos importantes, como o Balcão da Cidadania, que promove serviços direcionados à população. A Procuradoria da Mulher, chefiada pela advogada Natália Gonçalo, que já está em pleno funcionamento, é um dos carros chefes dos projetos da parlamentar. A pauta de uma de suas primeiras audiências públicas foi a Prevenção e o Combate à Violência Contra a Mulher. “Entre muitas demandas a serem conquistadas por um país mais justo, estão os direitos das mulheres por igualdade”, disse Yanny, ao abrir o discurso naquela ocasião.

Desde sua morte, a vereadora tem sido homenageada pela Casa Legislativa. O plenário da Câmara recebeu o nome da médica e uma praça será construída, na sede da Câmara, com o busto de Yanny Brena. Nesta segunda-feira (4), representantes da Câmara prestaram homenagem à presidente, na missa de um ano de sua partida, realizada Cemitério Anjo da Guarda.

Yanny entrou na política com o apoio do irmão, o deputado federal Yury do Paredão. Como principal incentivador, o deputado está dando continuidade aos projetos que a médica idealizou através do Instituto Dra. Yanny Brena. A ação social “Presente Com Atitude" é um dos trabalhos do instituto. Em 2022, a jovem também esteve ao lado do irmão, na campanha que o elegeu para deputado federal. “Eu prefiro lembrar dela sorrindo. Lembrar dela como aquela minha irmãzinha. Aquela pessoa que a gente sempre cuidou”, declara Yury, emocionado.

A assessora parlamentar e amiga de Yanny, Jessyca Nayara, contou que Yanny era uma moça tímida, mas ganhou confiança e ficou destemida. “Ela passou a ter melhor convívio, devido à profissão dela [médica]. E ela se desenvolveu em um estalar de dedos”, explica.

Jessyca relembra que a vereadora tinha um coração muito grande, como ser humano, como profissional. “Ela não sabia dizer não, ela era uma pessoa que se tornou muito acessível”, afirma. A amiga da parlamentar diz que a passagem de Yanny na Câmara foi como a passagem de um cometa, rápida e bonita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ