Jornal do Cariri
UFCA vai iniciar testes de covid-19 no Cariri
Exames na UFCA reduzem o tempo e riscos relacionado ao transporte de amostras para Fortaleza
Laboratório de Patologia Experimental, na Faculdade de Medicina (Famed/UFCA). Foto: Racquel Oliveira
Robson Roque
01/06/20 14:00

A Universidade Federal do Cariri está em fase final de preparativos para realizar testes que detectam a covid-19 no Cariri. O laboratório onde os testes serão conduzidos funciona na Faculdade de Medicina da UFCA (Famed), em Barbalha, e passa por reformas. O diretor da Famed, Cláudio Gleidston, aponta riscos no transporte de amostras para Fortaleza, onde os exames públicos para detectar a doença no Ceará são feitos. 

“Os riscos são vários: a perda da amostra, o manuseio inadequado dela, a demora da sua chega ao laboratório e de retorno do resultado. Falando de uma doença que pode causar sérias lesões nos pulmões tão rapidamente, o tempo é um fator fundamental para recuperarmos um paciente. Então, o teste é importante porque, se tenho um paciente com H1N1 [enfermidade que também atinge o sistema respiratório], minha conduta é uma; se tenho um paciente com Covid-19, minha conduta é outra. A conduta médica adequada aumenta a chance de recuperação de um paciente”, diz o coordenador.

A expectativa da instituição é realizar 40 testes por dia. Duas equipes trabalharão em revezamento, de segunda a sábado, no horário de 8 às 20 horas. Aos domingos o laboratório será desinfetado. Saiba mais detalhes neste link (site da UFCA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ