Jornal do Cariri
UFCA firma parceria com Hemoce para coletas de doação de sangue
Primeira coleta será no dia 5 de agosto, no campus Juazeiro do Norte
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Natália Alves
17/06/22 17:30

No mês da conscientização acerca da doação de sangue, a Universidade Federal do Cariri firmou parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para estimular a doação de sangue entre os integrantes da instituição. A parceria foi articulada pela Pró Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT-Progep/UFCA).

Entre a programação estipulada pela UFCA, estão identificar locais apropriados para a doação voluntária de sangue, promover pelo menos duas vezes ao ano campanhas de doação de sangue na instituição e divulgar/facilitar a divulgação das coletas na instituição. A primeira coleta a ser realizada na universidade está marcada para o dia 5 de agosto, no auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte. A segunda coleta de sangue será realizada no dia 2 de dezembro de 2022, em local a definir.

“A problemática da falta de estoque nos bancos de sangue nos sensibiliza e nos move a apoiar campanhas internas de doação de sangue. Esperamos disseminar princípios como solidariedade e ajuda ao próximo na formação dos nossos estudantes e em nosso ambiente organizacional. Nossa expectativa é iniciar uma ação que ocorra de forma periódica e que possa contribuir eficazmente para ajudar a salvar vidas”, afirma a titular da CQVT-Progep/UFCA, Mirna Fontenele.

Requisitos para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde (saudável, bem alimentado/a e com pelo menos 6h de sono, nas 24h anteriores à doação);
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis);
  • Evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação (Isso porque, Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, o sangue recebido de uma doação deve ter até 10% de gordura. Quando esse limite é ultrapassado, torna-se mais difícil identificar doenças transmissíveis, como hepatites B e C, Aids, Sífilis e Chagas);
  • Apresentar documento original com foto, expedido por órgão oficial, ou cópia autenticada. Documentos aceitos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto ou Certificado de Reservista. Também são aceitos documentos eletrônicos, como a carteira nacional de habilitação, pelo aplicativo “Carteira Digital” e título de eleitor pelo aplicativo “e-Título”, desde que contenham a foto do/a candidato/a e que sejam validados pelas ferramentas “Vio:QR Seguro” e “e-Titulo”, respectivamente.

Posso doar sangue com que frequência?

Cumprindo os requisitos básicos, pessoas de sexo feminino podem doar sangue a cada 90 dias e pessoas de sexo masculino, a cada 60 dias.

Com informações de: https://ufca.edu.br

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ