Jornal do Cariri
Turismo Religioso
Divina Misericórdia
Foto: Diocese do Crato.
Regy Santos
25/06/24 0:00

A Romaria da Divina Misericórdia, festa do município do Barro, foi incluída no calendário oficial do Estado, na Rota do Turismo Religioso do Ceará. Assim, o  Cariri passa a ter seis cidades nesta rota: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e o Barro. “Um grande passo para o fortalecimento da nossa caminhada, desenvolvimento da nossa cidade e reconhecimento dessa manifestação popular de fé”, destacou um representante religioso. A inclusão no calendário oficial do Turismo se deu a partir de um projeto do deputado estadual Davi Macedo (MDB).

Emancipação

Salitre, localizada no sul cearense, completa 36 anos de emancipação política no próximo dia 30 de junho. Atualmente, o Município possui 16.633 habitantes e vai comemorar a data com o Arraiá Fest Salitre. O evento vai acontecer nos dias 29 e 30 de junho, com 12 atrações musicais e apresentações de quadrilhas juninas.

Ciências

Uma Feira de Ciências, em Porteiras, encerrou o Junho Ambiental, mês dedicado a ações a favor do meio ambiente. As atividades foram realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Centenas de alunos, servidores municipais e a população participaram do momento, no Ginásio de Esportes de Porteiras.

Festival

O município de Potengi realiza o “VI Potengi Junino". O festival acontece nos dias 28 e 29 de junho, na Quadra José Josimar de Oliveira. As competições já viraram tradição. As comemorações do mês de junho seguem nos municípios caririenses, que estendem programações até julho.

Mãe Rainha

A prefeitura de Mauriti planeja a tradicional Romaria da Mãe Rainha. Integrantes da gestão se reuniram com o diácono Chiquinho, para alinhar ideias e estratégias, a fim de realizar o evento religioso. O prefeito João Paulo afirmou que a parceria só fortalece a região, bem como os devotos da Mãe Rainha.

Prêmio Band Cidades

O município de Jati conquistou o 1° lugar estadual na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública para cidades com até 30 mil habitantes, no Prêmio Band Cidades Excelentes. O prêmio é realizado pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Áquila, e  reconhece a eficiência, transparência e inovação nas administrações municipais. As cidades foram avaliadas em seis categorias fundamentais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Prevenção contra queimaduras

No período junino, lembrar sobre os riscos das queimaduras é fundamental. É o que afirma o Corpo de Bombeiros do Ceará. Em Santana do Cariri, a Prefeitura alerta a população, nas redes sociais, sobre a importância de seguir regras no manuseio das fogueiras e fogos de artifício, e faz alusão a campanha do Junho Laranja, mês de conscientização contra queimaduras. O Corpo de Bombeiros lembra que o período em que mais acontecem acidentes com queimaduras são os meses de junho e julho, dias em que a população costuma comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro. Em geral, os acidentes são seguidos de explosões e queimaduras, que podem causar danos graves à saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ