JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Tribunal de Contas emite alerta a prefeitos do Cariri
Quatro municípios atingiram 90% dos gastos
Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Robson Roque
11/07/23 15:00

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará emitiu um alerta para prefeitos de 59 cidades cearenses. Oito do Cariri estão entre elas. Nos ofícios enviados, o órgão chama a atenção para os valores gastos com despesas de pessoal nos quatro primeiros meses de 2023.

Quatro municípios atingiram 90% de gastos no primeiro quadrimestre: Altaneira, Aurora, Crato e Várzea Alegre. Outros quatro chegaram ao percentual de 95%: Abaiara, Assaré, Caririaçu e Jati.

O presidente do TCE, Valdomiro Távora, ressaltou que as comunicações são “meramente informativas”, cabendo a cada prefeito “observar o alerta e adotar as medidas cabíveis ao atendimento dos limites legais” estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Diretor de Contas de Governo do TCE, Gennison Lins detalha que, caso a situação não seja regularizada, os prefeitos podem ter as contas de governo desaprovadas. Além disso, as transferências de recursos para os municípios podem ser suspensas. “Sabemos que a maioria dos municípios tem uma dependência muito grande dessas transferências”, lembra.

O alerta do TCE foi debatido entre deputados estaduais. Para Cláudio Pinho (PDT), os prefeitos são desafiados a “prestar um serviço melhor e ter o controle das despesas”. Felipe Mota (UB) citou entender a preocupação do TCE, mas sugeriu que a situação seja analisada caso a caso.

“Existem municípios que não podem simplesmente cortar o atendimento aos autistas. Não pode ter três CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e cortar dois. Não funciona dessa forma. Os municípios não podem também ser apenados por esse tipo de condução”, argumenta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE