Jornal do Cariri
Treze municípios estão em alerta alto ou altíssimo para covid-19
Juazeiro figura entre os quatro municípios que detêm nível de alerta Altíssimo
Foto: Tatiana Fortes/ Governo do Ceará
Joaquim Júnior
30/11/21 8:00

Dados da plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Ceará, apontam que, dos 45 municípios integrados na Macrorregião de Saúde do Cariri, 13 estão com níveis altos ou altíssimos de alerta contra a covid-19. Conforme a lista apresentada, que considera as semanas entre 14 e 27 de novembro, Juazeiro figura entre os quatro municípios que detêm nível de alerta Altíssimo. Os indicadores apresentados são calculados levando em consideração a média das medidas diárias das últimas semanas epidemiológicas.

A Assessora técnica da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Evanúsia de Lima, explicou que um caso de óbito registrado na primeira quinzena de novembro contribuiu para elevar a taxa de letalidade com o período anterior. O acontecimento contribuiu para o município ser inserido no nível apresentado pelo IntegraSus. “O cenário, hoje, demonstra uma preocupação quanto ao número de casos novos”, afirma ao citar que, na última semana, o número de casos confirmados se elevou, fazendo com que a média móvel aumentasse de 9 para 13 casos por dia, comparando a média de 14 e 7 dias, respectivamente. Ela enfatiza que a Secretaria de Saúde continua solicitando que as pessoas respeitem as medidas sanitárias, usem máscara, respeitem os decretos, procurem não aglomerar e que tomem a vacina.

Vacinação

A médica pneumologista Kaline Cristh conta que o anúncio da terceira dose para pessoas com idade acima de 18 anos, conhecida como dose de reforço, tem gerado confusão na cabeça das pessoas, que se perguntam se a pandemia não acabará. “A pandemia ainda não acabou. A gente, no Brasil, tem números controlados de morte. Isso se dá, principalmente, pela vacinação em massa que tivemos”, pontua, ao destacar que ao menos 50% da população está imunizada com ao menos duas doses da vacina ou com a dose única.

“Acontece que o vírus é muito mutante. A imunidade vai caindo com o tempo. Por isso, é importante a gente fazer a terceira dose. E, muito provavelmente, essa vacina vai entrar no calendário vacinal, como é a vacina da gripe, que também é outro vírus”, comenta, ao lembrar da pandemia que aconteceu no ano de 2012. “Então, para que todo mundo se conscientize: é importante que, se você tomou as duas doses, espere o tempo correto e vá tomar a sua terceira dose para manter a sua imunidade ativa e evitar que você tenha covid grave”. Ela destaca que nenhuma das vacinas previne que a pessoa pegue covid – o que elas previnem é que se tenha a doença grave, que precise ser intubado e chegue a óbito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ