JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Três vereadores de Juazeiro têm mandatos cassados
Parlamentares ainda podem recorrer
Regy Santos
10/04/25 18:15

Nesta quinta-feira (10), três vereadores de Juazeiro do Norte tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A justificativa principal para a cassação são candidaturas femininas fictícias nos respectivos partidos. Lukão (PSDB), Badú (MOBILIZA) e Boaz das Rotatórias (PL) ainda podem recorrer da decisão.

O vereador Badú disse ter recebido a decisão com surpresa. “Porque poucas as vezes que o juiz não acompanha uma decisão do Ministério Público, e no nosso caso aconteceu: o Ministério Público deu favorável ao nosso mandato e o juiz, por entendimento dele, achou melhor cassar”, comentou.

O vereador Lukão, também argumentou que o Ministério Público votou pela manutenção dos mandatos e criticou a decisão. “Eles vieram falar sobre a questão de a minha votação ter sido muito expressiva e a votação delas ter sido baixa. Eu não tenho culpa porque não sou dono de partido, não controlo partido nenhum. Eu era responsável apenas pela minha campanha e hoje estou pagando por algo que eu não tenho nenhuma relação com isso”, considera.

Presente na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), a norma exige que partidos assegurem o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo. É considerado fraude na cota de gênero quando as candidatas não fazem campanhas, não conseguem muitos votos, entre outros pontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE