Jornal do Cariri
Três prefeitos resistem ao PT e PSB e permanecem no PDT
13/02/24 0:00

A enxurrada de filiações ao PSB, agora sob o comando do senador Cid Gomes, mostrou a força do grupo na política cearense. Incentivados por Cid, Camilo Santana (PT) e o deputado José Guimarães, foi quase impossível para os prefeitos ligados ao PDT resistirem ao PT e o PSB. Dos 66 prefeitos eleitos em 2020, apenas 10 permaneceram no PDT. A grande maioria migrou para PT ou PSB. No Cariri, apenas Antônio Filho, de Antonina do Norte; Cícero de Deus, em Araripe; e Deda Pereira, de Farias Brito, permaneceram. Com exceção de Antônio Filho, os outros dois foram motivados pela disputa local. Em Farias Brito, Deda terá que disputar sua reeleição contra o PT de Vandevelder Freitas. Em Araripe, a oposição é liderada pelo petista Giovane Guedes, ex-prefeito e pré-candidato. Mesmo assim, Deda e Cícero eram esperados no PSB, com a expectativa de neutralizar a influência e participação da base aliada do Governo do Estado na campanha. Deda e Cícero de Deus não se manifestaram sobre a decisão.

Enfraquecida, oposição de Milagres tenta atrair PDT

A oposição de Milagres, liderada pelo ex-prefeito Hellosman Sampaio, tenta atrair o PDT para sua base. A possibilidade surgiu depois do anúncio do deputado estadual Guilherme Landim, de acompanhar o senador Cid Gomes na filiação ao PSB. Guilherme espera apenas a janela partidária ou uma definição do grupo, que proporcione segurança jurídica. Logo após o anúncio, o grupo de Hellosman iniciou a articulação junto ao PDT, e tem anunciado que a conversa está adiantada. Mas, a articulação não é fácil. O grupo enfrenta a resistência do deputado federal André Figueiredo, presidente nacional do partido. André teria garantido ao prefeito Cícero Figueiredo (PT) que o partido apoiaria sua reeleição. Será?

Em Nova Olinda, o debate será lulismo e bolsonarismo

Com o favoritismo do empresário Gerlanio Sampaio para liderar a oposição em Nova Olinda, cresce o debate sobre lulismo e bolsonarismo. A discussão deve ganhar força na campanha. E o motivo é simples, tanto Gerlanio quanto o prefeito Ítalo Brito votaram em Jair Bolsonaro. Hoje, Ítalo e seu pré-candidato, Leonardo Brito, estão no PT, e Gerlanio no PSB, partido da base dos governos Lula e Elmano. Neste cenário, o detalhe é a ex-vereadora Socorro Matos, que disse ter deixado o PT, por não aceitar bolsonaristas no partido. Hoje, Socorro apoia Gerlanio. A base de Ítalo garante que ele não declarou voto e liberou a base na eleição. Ainda acusa Gerlanio de votar e financiar da campanha da extrema direita.

Em Tarrafas, Eronildes abre caminho no PSB

Os sucessivos desgastes enfrentados pelo prefeito de Tarrafas, Taiano Martins (PT), abrem o caminho para o avanço do pré-candidato Eronildes Santos. Liderança da oposição, Eronildes articula para neutralizar a força de Taiano, ao se articular para compor com o PSB local. Na festa de filiação de Cid Gomes, Eronildes liderou um grupo de cinco vereadores e outros quatro pré-candidatos a Câmara. Mostrou força no município e no estado. Eronildes foi acompanhado pelo deputado estadual Guilherme Landim, principal liderança de Cid no Cariri e na Assembleia Legislativa. Já Taiano, mesmo sem ter o nome citado, enfrenta mais uma investigação do Ministério Público por fraude em licitação.

Enquanto isso...

Em Altaneira, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) participou da sessão de abertura da Câmara, na quinta-feira (08). No seu discurso, mostrou um município com excelência na educação e na saúde, e servidores bem pagos.

A base do prefeito concordou, mas o líder da oposição, Ariovaldo Soares, aproveitou para criticar a falta de estrutura da educação, para funcionar em tempo integral, e lembrou as demandas reprimidas na saúde.

Em Potengi, no dia 2, o deputado federal José Guimarães (PT) partiu em defesa do prefeito Edson Veriato (PT). Guimarães pediu uma corrente de solidariedade ao prefeito, que luta contra um câncer.

Guimarães destacou a luta de Veriato contra adversidades políticas. E elas prometem continuar. Mesmo solidária ao problema de saúde de Veriato, a oposição começa a pedir seu afastamento para o tratamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ