Transnordestina pode ter rota para passageiros entre Fortaleza e Cariri 
Ferrovia deve ser concluída entre 2026 e 2027
Foto: Divulgação
Natália Alves
16/07/24 12:00

A Ferrovia Transnordestina pode ser utilizada para transporte de passageiros, assim que for concluída. O debate foi levantado pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), durante evento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). A questão foi discutida  após a visita do presidente Lula da Silva (PT), ao canteiro de obras da Transnordestina, em Iguatu, no início de abril. Com a conclusão da obra, o governador comentou sobre a possibilidade de uma rota entre Fortaleza e o Cariri.


Até abril deste ano, apenas dois dos 11 trechos da Transnordestina Ceará estavam concluídos: Missão Velha - Lavras da Mangabeira e Lavras da Mangabeira - Iguatu, com o percurso entre Iguatu e Acopiara, próximo da fase final de montagem. O novo prazo para conclusão da Transnordestina é entre dezembro de 2026 e janeiro de 2027, onde a linha férrea percorrerá 525 km do Cariri até o Porto do Pecém, somente no Ceará. Ao todo, a linha férrea possui mais de 1,2 mil km.


“Temos a possibilidade de ter viagens cortando o Ceará pelo Sertão, mas é algo que vai ser analisado a possibilidade de empresas que têm interesse em ter trens de passageiros na mesma ferrovia”, pontuou o governador. Elmano não explicou como será feita a rota entre Fortaleza e o Cariri, nem sobre os trens serem híbridos (passageiros + carga) ou com compartilhamento de linha férrea. Caso o compartilhamento da rota na Transnordestina - entre Fortaleza e Cariri - seja possível, será o segundo trajeto que realiza transporte de carga e passageiros no Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ