JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Transamazônica pode ser ampliada no Cariri
Projeto foi apresentado por prefeita de Altaneira em Brasília
Foto: Divulgação/Observatório BR-119
Natália Alves
26/02/25 11:00

A Transamazônica pode ser ampliada a partir de Farias Brito, seguindo por Altaneira até Campos Sales. A BR-230 passa pelo Ceará, mas em um trecho limitado, passando pelo município de Farias Brito, mas sem seguir adiante. Na última quinta-feira (20), a prefeita de Altaneira, Késia Alcântara (PSB), apresentou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, um pedido para que o projeto seja aprovado e executado.

Em agenda em Brasília, Késia Alcântara esteve acompanhada do deputado federal Yury do Paredão (MDB). Ela destacou que a passagem da Transamazônica por outras cidades do Cariri é um “sonho antigo”. “Quem é de Altaneira sabe. Nossos pais e avós aguardam por anos a fio a passagem dessa gigantesca rodovia federal pelo município. No projeto inicial, após cruzar Farias Brito, a BR-230 passaria por Altaneira, atravessando o Vale do São Romão, para então chegar a Campos Sales e seguir até o Piauí. A estrada carroçável existe e ainda é utilizada com frequência. No entanto, nos anos 2000, um novo traçado divulgado deixou Altaneira fora do percurso”, publicou a prefeita nas redes sociais.

O projeto original da Transamazônica aponta um trajeto que deveria passar pelo Ceará, seguindo trajeto entre Altaneira e Campos Sales, até chegar no Piauí, mas essa parte nunca foi construída. O diretor do Dnit, Fabrício Falcão, atendeu ao pedido da prefeita de Altaneira e se comprometeu a encaminhar o projeto ao Ministro dos Transportes, Renan Filho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE