Jornal do Cariri
Trans e travestis recebem novas certidões de nascimento no Cariri
26 caririenses foram contemplados na iniciativa
Foto: DPCE
Natália Alves
30/06/22 17:25

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPEC) promoveu nesta quinta-feira (30) o primeiro mutirão de mudança e entrega dos documentos de pessoas trans e travestis da DPCE. As solenidades foram realizadas em Juazeiro do Norte, Fortaleza e Sobral. As cerimônias foram marcadas pela entrega das novas certidões de nascimento das/os inscritas/os no mutirão, além da inscrição na iniciativa para retificação do documento, para aqueles que não conseguiram se inscrever anteriormente. No Cariri, a solenidade foi realizada no Centro Universitário Paraíso (UNIFAP), pela manhã.

O mutirão é fruto de parceria entre a Defensoria e a Corregedoria Geral de Justiça do Ceará (CGJ), sendo promovido pelo Centro Universitário Paraíso, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) de Juazeiro do Norte. No momento, participaram da entrega dos documentos os representantes da Casa da Diversidade Cristiane Lima, Associação Cearense de Diversidade e Inclusão, Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros, Associação Beneficente Madre Maria Villac e a Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais do Crato e Região do Cariri.

“Ter na certidão de nascimento um nome e um gênero com o qual se identifica é um privilégio de pessoas cis, diante de toda a dificuldade que pessoas trans e travestis enfrentam para terem esse direito assegurado. Nós pensamos neste mutirão exatamente para encurtar o caminho, muitas vezes burocráticos, para essas populações se enxergarem em algo tão básico que é a própria existência”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ