Jornal do Cariri
Tradição centenária: Pau da Bandeira de Santo Antônio
Festejos ao padroeiro de Barbalha iniciam as comemorações juninas no Nordeste
Foto: ASCOM/Barbalha
Natália Alves
06/06/23 10:30

Barbalha está em festa: entre os dias 03 e 13 de junho, o Pau da Bandeira de Santo Antônio transforma a cidade em um grande palco cultural. A tradicional celebração ocorre desde 1928, e conta com diversos grupos culturais, shows e simpatias para quem deseja um bom casamento sob as bênçãos do padroeiro da cidade.

Reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, a festa contou com a tradicional “Noite das Solteironas” no último sábado (03). Há 23 anos, Socorro Luna, a solteirona mais famosa do Brasil, organiza simpatias casamenteiras para os fiéis de Santo Antônio. “A fé é o motor que move minhas simpatias. Todos aqueles que têm fé e confiança terão seus pedidos atendidos”, explica.

A manhã deste domingo (04) contou com a Benção da Bandeira e o tradicional desfile dos mais de 100 grupos culturais pela Rua do Vidéo. O hasteamento do pau da bandeira, momento mais aguardado de toda a celebração, foi marcado pela presença de mais de 250 mil pessoas. O mastro de 23 metros e 2,5 toneladas foi carregado por cerca de 300 pessoas, percorrendo sete quilômetros até chegar na Igreja da Matriz.
A noite de domingo foi marcada, também, pelos espetáculos musicais após o cortejo do pau da bandeira. O Largo do Rosário contou com shows de Ítalo Queiroz, Alcymar Monteiro, Dé do Norte e Banda e Elba Ramalho. A Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, acompanhou pela primeira vez os festejos à Santo Antônio, e conta a alegria e energia que a celebração transmite. “Uma festa linda que enche a cidade de muita cultura e de muita arte, com os grupos de tradição”, comenta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ