Jornal do Cariri
Tomando a frente
Da Redação
14/07/20 0:00

A ex-vereadora petista Socorro Matos lançou pré-candidatura a prefeita de Nova Olinda. Com o aval dos diretórios municipal e estadual, Socorro vai para sua segunda disputa ao Executivo. Em 2016, foi derrotada por Afonso Sampaio, mas saiu fortalecida após obter 39% dos votos válidos. Apesar de outros partidos da base governista não terem se manifestado, os petistas esperam a confirmação da aliança para derrotar o prefeito Ítalo Alencar. A expectativa é que o deputado federal Idilvan Alencar, do PDT, declare o apoio em breve. Uma pré-candidatura em construção já teria desistido da disputa. Outro que deve aderir é o ex-prefeito Afonso Sampaio, do PSD, que recusou convite do governador Camilo para estar na disputa. Afonso garantiu que trabalhará para derrotar Ítalo, que articulou sua cassação. Socorro garante: o projeto é coletivo da oposição.

Jogando sujo

No dia seguinte ao anúncio da pré-candidatura da petista Socorro Matos à prefeita de Nova Olinda, ela passou a ser alvo de fake news. Segundo Socorro, uma de suas páginas no Facebook foi alvo de invasão e publicação inverídica. O texto tentava colocar em rota de colisão a pré-candidata e o presidente do partido, Damião Aureliano. Segundo a publicação falsa, Socorro estaria argumentando que o presidente da sigla não a representaria em discursões com outros partidos. Além de nota de repúdio, a petista foi às redes sociais, através de um vídeo, onde qualifica a ação de criminosa e covarde. Socorro avalia que os ataques estão apenas começando e que na campanha será pior. Os petistas deixam claro que os responsáveis pela fakenews estão ligados ao prefeito Ítalo Brito. O caso deve ser levado ao Ministério Público Federal. O prefeito terá que se explicar.

Apoio de peso

A pré-candidata Mônica Mariano deu mais um passo para se consolidar como nome forte na disputa pela Prefeitura de Jati. Em reunião com o também pré-candidato Jarbas Madeiro, dia 9, Mônica recebeu sinal positivo para que os dois marchem juntos. O encontro aconteceu na residência de Jarbas e teve a presença do prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, pai de Mônica. Apesar da companhia, Monica dominou a articulação que atraiu Jarbas. Para explicar o resultado positivo, Mônica disse que Jarbas compreendeu o projeto. Já no calor da disputa, a pré-candidata mandou um recado: “a cada dia estamos unindo mais forças para a consolidação de um grande projeto popular para o Município”. Mônica deve polarizar com a vice-prefeita Mundinha, também pré-candidata a sucessão da prefeita Neta Diniz.

Correndo por fora

Com uma pré-candidatura alternativa para Prefeitura de Milagres, o empresário Pepe da Papelaria apresentou seu pré-candidato a vice-prefeito. O empresário Francimar Inácio, conhecido como Cimar Flor, vai compor a chapa que traz a bandeira do Pros, partido de oposição ao Governo do Estado. Pelo discurso, Pepe se contrapõe as pré-candidaturas do pedetista Cícero Figueiredo, apoiado pelo prefeito Lielson Landim, e do vice-prefeito Abraão Sampaio, apoiado pelo ex-prefeito Hellosman Sampaio. Apesar do contraponto às duas pré-candidaturas, Pepe tem um diálogo aberto com Figueiredo e Hellosman, que devem polarizar a disputa. Mas, para quem pergunta sobre apoiar algum outro nome entre os pré-candidatos, Pepe garante que é uma terceira via e vai até o fim. Na cidade, há quem duvide. É esperar!

Retomada de poder

Rompidos desde o primeiro ano de gestão, a prefeita de Potengi, Alizandra Gomes, e o ex-prefeito Samuel Carlos, devem polarizar as disputas nas eleições deste ano. Samuel foi anunciado como pré-candidato, pelo ex-vice-governador Domingos Filho, líder do PSD no Estado. Samuel apoiou a eleição de Alizandra, mas rompeu depois de perder espaço na administração. O ex-prefeito Francisco Luiz, o Titico, também rompido com a gestão, não se manifestou. Titico é esposo de Alizandra, mas tem defendido que a prefeita não dispute a reeleição. Alizandra, no entanto, lançou pré-candidatura. Samuel apresentou o nome de Jailânia Brilhante (PSDB), atual presidente da Câmara, como vice na chapa, além do apoio dos vereadores Dedé de Lua, Leonir Cavalcante, Ciê das Guaribas, Raimundo Eufrásio e o atual vice-prefeito, Galvão Alves. Resta saber de que lado ficará Titico.

Tudo junto

Se alguém esperava mais uma disputa acirrada e cercada de acusações, polêmicas e ameaças em Abaiara, pode esquecer. Inimigos políticos históricos, o prefeito Afonso Tavares e o ex-prefeito Chico Sampaio estarão no mesmo palanque. E a informação é do ex-prefeito, de quem seus aliados, esperavam uma posição de oposição. Chico usou as redes sociais (WhatsApp) para veicular um áudio declarando apoio à reeleição de Afonso. Para o ex-prefeito, Afonso fez muito pelo Município e, por isso, terá o seu apoio. Prefeito por quatro mandatos, experiente, Chico Sampaio tranquilizou sua base: “vamos juntos trabalhar por Abaiara”. Pra um bom entendedor, terá lugar para todo mundo. O prefeito Afonso ainda não se manifestou, mas deve estar mais tranquilo do que nunca. Com o apoio, sua reeleição fica bem mais fácil.

Enquanto isso...

... Em Brejo Santo, a prefeita Teresa Landim recebeu, no dia 9, 10 respiradores enviados pelo Governo do Estado. Os equipamentos reforçarão o atendimento dos casos graves da covid-19. Até a data do recebimento, o Município já contabilizava 284 casos com cinco óbitos. É uma das mais altas taxas da região do Cariri.

... Os respiradores foram entregues ao Hospital Geral de Brejo Santo Deputado Welington Landim, referência para nove municípios da microrregião de saúde. Com os novos respiradores a unidade passará de sete para 17 leitos de UTI exclusivos para pacientes de covid-19. A articulação foi do deputado estadual Guilherme Landim, a quem a prefeita agradeceu.

... Em Granjeiro, a investigação do assassinato do prefeito João Gregório, o João do Povo, teve mais um capítulo. Uma operação da Polícia Civil, dia 9, prendeu um suspeito de participação no crime. Outras três pessoas também foram conduzidas à Delegacia. O suspeito tinha mandado de prisão em aberto, por participação em quadrilha de furto de veículos.

... Identificado como Wiliano, o suspeito teria fornecido o veículo utilizado no dia do assassinato do gestor. O prefeito João Gregório foi assassinado no dia 24 de dezembro de 2019, enquanto caminhava próximo a sua casa. A investigação aponta, ainda, o ex-prefeito de Granjeiro, Vicente Tomé, como um dos suspeitos de ser o mandante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ