JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Teste de fumaça será usado para vistoriar rede de esgoto em Juazeiro neste sábado
Esta é a primeira vez que a ação é executada na cidade
Foto: Ambiental
Joaquim Júnior
23/11/24 9:00

O sistema de esgotamento sanitário das avenidas José Bezerra e Dr. Floro Bartolomeu, nos bairros Pio XII, Centro, Timbaúbas e Juvêncio Santana, em Juazeiro do Norte, receberá, neste sábado (23), vistoria com o auxílio de um insuflador de fumaça. A inspeção tem como objetivo identificar irregularidades e contribuições indevidas na rede. A iniciativa é da Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e na universalização do esgoto.

Conforme o cronograma apresentado pela Ambiental, será inspecionado 1 km de rede de esgoto. A atividade terá início às 8h, no trecho localizado na avenida José Bezerra. No período da tarde, será vistoriada a rede localizada na Avenida Floro Bartolomeu. A previsão é que o serviço seja finalizado até o início da noite.

A injeção de fumaça na rede é feita por meio do equipamento insuflador acoplado aos Poços de Visita (PVs), também conhecidos como tampas de esgoto. Essa fumaça segue pela tubulação de esgotamento sanitário até retornar à superfície. Dependendo do local onde ela emergir, como bocas de lobos, ralos ou caixa de passagem, por exemplo, é possível identificar um provável ponto de irregularidade ou de lançamento de água da chuva na rede de esgoto.

Esta é a primeira vez que o teste de fumaça é realizado nas cidades do Cariri atendidas pela PPP de esgotamento sanitário, e será rotina dentro das atividades da Ambiental Ceará. A intervenção tem como perspectiva central auxiliar no diagnóstico operacional da rede que opera nos locais indicados, especialmente pelo volume de esgoto que a tubulação da região transporta, diariamente, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Malvas, em Juazeiro do Norte.

“Por meio desse teste, nós conseguimos observar se existem contribuições de águas pluviais sobrecarregando a rede de esgoto. Essa verificação nos possibilita agir de modo mais objetivo e assertivo, assegurando a continuidade do bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, o teste vai nos orientar para ações preventivas na rede de esgoto, levando em conta que estamos nos aproximando do período chuvoso”, explica Tadeu Bezerra, Gerente de Unidade da Ambiental Ceará.

Com informações da Ambiental Ceará

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE