Jornal do Cariri
Território do Gesso realiza mapeamento de organizações
Documentários foram produzidos como parte dos resultados
Iniciativa dá visibilidade e leva ao mundo projetos desenvolvidos. Foto: Ricardo Alves
Joaquim Júnior
07/03/21 10:30

Por meio de pesquisa em campo, 11 organizações de diferentes segmentos e 22 organizações foram mapeadas e catalogadas no Projeto de Mapeamento do Território Criativo do Gesso, na cidade do Crato (CE). A iniciativa busca mapear instituições do setor educacional, economia solidária e cultural em um território de confluência entre quatro bairros (Pinto Madeira, Santa Luzia, São Miguel e Centro) 1 comunidade ( Gesso) e bairros adjacentes (Vila Alta e Palmeiral). Como parte dos resultados, foram produzidos 11 documentários sobre as organizações, três documentários sobre memórias culturais, cards de divulgação de atividades, mapa interativo e placas de localização.

O mapeamento foi coordenador pelo pedagogo Luis Junior Pessoa e o geógrafo Tiago Carvalho. O projeto é fruto do apoio Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, através do edital Territórios Culturais e Tradicionais da Lei Emergencial Aldir Blanc. A iniciativa é da organização sociocultural Caldeirão das Danças.

De acordo com o professor Luis Júnnior Pessoa, coordenador do Caldeirão das Danças, esse processo tem o objetivo de identificar o histórico das organizações e ao mesmo tempo potencializar suas atividades. Ele destaca que o mapeamento pode proporcionar também parcerias, atrair novos olhares para o Território e favorecer a circulação de pessoas para intercâmbio e difusão cultural.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ