Tensão em Araripe com denúncia de uso da máquina na eleição
20/09/22 0:00

Como na maioria dos municípios, a disputa local em Araripe está se sobrepondo a estadual. Uma denúncia do ex-prefeito Giovane Guedes (PT) pode colocar o prefeito Cícero de Deus (PDT) na mira da Procuradoria Eleitoral do Ministério Público. O ex-prefeito denunciou, em vídeo nas redes sociais, que Cícero de Deus tem distribuído empregos em troca de votos para favorecer seus candidatos a estadual e federal na atual disputa. Giovane disse que a Prefeitura está sendo inchada e qualificou o caso como “Panelão”, afirmando que “todo dia, o prefeito joga um dentro para votar nos seus deputados”. E alertou: depois da eleição, muitos serão demitidos por não ter lugar para todos. Cícero de Deus vota em Marcos Sobreira para estadual. Já para federal, está dividido entre André Figueiredo e Eunício Oliveira. Giovane vota em Fernando Santana para estadual e José Guimarães para federal. Com certeza, a disputa continuará em 2024. Os dois votam em Elmano governador e Camilo senador.

Prefeito de Potengi tem mais um candidato

Os eleitores de Potengi estão sem entender as mudanças do prefeito Edson Veriato (PT). Depois de anunciar apoio à reeleição de Fernando Santana (PT), agora, Veriato apareceu pedindo voto para o candidato a estadual Leitão Moura (Cidadania). Na verdade, a posição foi articulada com Fernando e o candidato ao Senado Camilo Santana, mas as mudanças são tantas, desde o início da gestão, que a população diz não reconhecer mais o prefeito de elegeu. O apoio à Dr. Leitão é uma estratégia de Camilo e do senador Cid Gomes para eleger o máximo de cadeiras na Assembleia Legislativa. Fernando não ficará de fora, mas terá sua votação dividida em Potengi. Fernando estaria com uma vitória bem encaminhada.

Em Assaré, o acordo favorece Nizo Costa

Na mesma direção de fortalecer o grupo estadual, o prefeito de Assaré, Libório Leite (PDT), está dividindo sua base que votava apenas em Fernando Santana. Agora, a base Libório votará, também, na reeleição de Nizo Costa (PT). A diferença em Assaré é que o ex-prefeito Samuel Freire, não vai acompanhar o acordo, claro tudo combinado, e continua votando apenas em Fernando. Samuel é um dos articuladores de Fernando no Cariri. O prefeito Líbório, apesar de ter incluído o nome de Nizo, garante que o voto em Fernando também é prioridade. Ele alerta que o adversário, na verdade, é o deputado Davi de Ramundão, apoiado pelo ex-prefeito Evanderto Almeida e o ex-candidato Anderson Palácio.

Missão Velha faz disputa acirrada

As lideranças de Missão Velha não se cansam do enfrentamento. Depois de duas eleições, nos últimos dois anos, com uma vitória para cada lado, agora a disputa é estadual. No rompimento governista, o prefeito Rosemberg Macedo, o Dr. Lorim (PDT), escolheu seguir seu partido e votar em Roberto Cláudio. Ao lado de Dr. Lorim, o ex-prefeito Gidalberto (PDT). Do outro lado, os ex-prefeitos Washington Fechine (MDB), Diego Feitosa (MDB) e Tardiny Pinheiro (PT) estão com Elmano Freitas. O acirramento é tanto, que a disputa parece municipal. Na base de Dr. Lorim, é questão de honra colocar seus candidatos em primeiro lugar. Na oposição, a disputa é encara como primordial para as articulações de 2024.

Enquanto isso...

Em Farias Brito, a disputa entre o prefeito Deda Pereira e o ex-prefeito Vandevelder Freitas quase chegou às vias de fato. Dois eventos no mesmo dia lotaram as ruas e testaram o limite das militâncias.

Na sexta-feira, a caminhada e o comício de Vandevelder para Fernando Santana (estadual) e Guimarães (federal) foram atrapalhadas por uma carreata de Deda para Davi de Raimundão e Mauro Filho. O clima ficou tenso.

Em Várzea Alegre, o prefeito Zé Helder está muito à vontade na campanha deste ano. Até agora, não há concorrência forte contra os nomes de Guilherme Landim estadual e Domingos Neto federal.

Opositor de Zé Helder, o ex-prefeito Vanderlei Freire está ausente da campanha e, sequer, aparece na cidade. A avaliação é que abandonou a política depois de tentar ser candidato a estadual, sem sucesso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ