Jornal do Cariri
Tem disputa pela vaga de vice-prefeito de Fernando Santana em Juazeiro
Coluna Rebate
09/07/24 0:00

A pré-candidatura de vice-prefeito, na chapa encabeçada pelo deputado estadual Fernando Santana, provocou uma ferrenha disputa. Um dos principais articuladores de Fernando Santana , o ex-deputado Giovanni Sampaio trabalha na defesa de dois nomes: Luiz Ivan Bezerra e Bruna Bender. Mesmo ressaltando sua amizade estreita com o ex-prefeito Luiz Ivan, GIovanni colocou a possibilidade da indicação de Bruna Bender, do Republicanos, para atrair o grupo do empresário Gilmar Bender, pai de Bruna. Mas, as articulações de Giovanni pró-Bruna perderam força com a adesão do deputado estadual Davi Macedo. O acordo eleitoral entre Fernando Santana e Davi Macedo fechou. E mudou a composição da chapa de Fernando Santana. O ex-prefeito Raimundo Macedo, pai de Davi, exigiu a indicação da vice como um dos pré-requisitos para o acordo . Esse impasse está sendo resolvido com a participação do ministro Camilo Santana, antes das convenções. Camilo já circulou pelo Cariri, neste último final de semana, resolvendo imbróglios de composição de candidaturas do PT no Crajubar. Camilo trabalha para eleger Fernando Santana em Juazeiro, André Barreto no Crato e reeleger Guilherme Saraiva em Barbalha. Para alcançar esse objetivo, precisa consolidar as alianças. No grupo do ex-prefeito Raimundo Macedo, a informação é que a indicação de vice de Fernando Santana está entre a ex-primeira-dama Mariceli Macedo, esposa de Raimundão, e a mulher do empresário Mauro Macedo, a empresária Roberta Macedo. Essa escolha deve ser resolvida nos próximos dias.

Davi Macedo não esconde escolha da mãe
No casamento milionário, entre os noivos caririenses Rosemberg de Freitas e Marina Tavares, ocorrido no último sábado (06), na Igreja do Líbano, em Fortaleza, o assunto preferido da festa foi às eleições em Juazeiro do Norte. Os noivos são filhos do ex-prefeito de Russas, Raimundinho Cordeiro, e Marco Tavares, filho do empresário Dedé Tavares, que já foi vice-prefeito de Juazeiro do Norte. Desse modo, o evento social, como não poderia ser diferente, tinha muitos convidados políticos. Numa mesa, deputado Davi Macedo confessava que, antes do início das convenções partidárias, em 20 de julho, o seu candidato a prefeito em Juazeiro, Fernando Santana, deve anunciar a sua mãe, Maricele Macedo, como sua vice. Essa união Fernando-Maricele pretende barrar a conquista de um novo mandato do prefeito Glêdson Bezerra. Entre os convidados, se discutia as chances do ministro Camilo Santana ser lançado pelo presidente Lula a sua sucessão. Todos apontavam Camilo como o melhor ministro de Lula. Outro tema aprofundado foi o futuro político do irmão do noivo, Nelinho de Freitas, que deve voltar a concorrer a um mandato de deputado estadual.

Fernando Santana faz acenos a Arnon e a Yury
Cada dia mais integrado a sua campanha à prefeito de Juazeiro do Norte, o deputado Fernando Santana convidou o deputado federal Yury do Paredão e o ex-prefeito Arnon Bezerra para assistirem uma missa no domingo (07). Após a celebração religiosa, Fernando Santana levou os dois políticos para tomarem café. Foi nesse clima amistoso de fé, que Fernando Santana tratou de reafirmar o apoio de Yury e Arnon Bezerra a sua candidatura. Não há imposição nem de Arnon - muito menos do deputado Yury do Paredão - a indicação de um nome para vice-prefeito. Ambos estão conscientes da importância de eleger Fernando Santana prefeito. Daí a necessidade da formação de uma ampla frente partidária para se contrapor e derrotar à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra. Quem também conversou com Arnon e Yury do Paredão, no final de semana, no Cariri, foi o ministro Camilo Santana. Fizeram avaliações das eleições nos diversos municípios, levantaram opções e comprovaram que estão alinhados a Camilo e ao governador Elmano na política do Ceará. Esse engajamento de Arnon e Yury veio de um compromisso do ministro Camilo, de se empenhar e apoiar à eleição de Arnon Bezerra e à reeleição de Yury do Paredão para a Câmara Federal. Tanto Arnon quanto Yury foram convidados a ajudarem Camilo nas campanhas governistas no Cariri.

Yury do Paredão mostra habilidade em Brasília
Levantamento feito entre os 22 deputados federais do Ceará aponta que Yury do Paredão ocupa a primeira colocação no envio de emendas parlamentares para o Cariri. Com dezoito meses de mandato, Yuri surpreendeu, ao mostrar habilidade para conseguir liberar R$50 milhões em recursos, que estão a atender aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha. Essa liberação de recursos não discriminou nenhuma cidade, mesmo que o prefeito não tenha votado no parlamentar. Yury do Paredão (MDB) ainda destinou 95,4% dos recursos oriundos das emendas de bancada cearense , a que teve direito para a área da saúde. Isso se traduz em um montante de R$12,1 milhões em investimentos para a saúde pública do Ceará. Essa atuação parlamentar do deputado Yury do Paredão, de priorizar verbas para a saúde, é uma decisão dele, que acatou ao pedido sugerido pelo Governo do Estado. Durante as reuniões entre o governador Elmano de Freitas e a bancada federal, houve um esforço de Elmano, de sensibilizar os parlamentares, para que destinassem ao menos 50% de suas emendas para a saúde, priorizando o tratamento de câncer no interior do Estado. Agora, sendo escolhido como sub-relator do Orçamento das áreas de Infra-estrutura e Minas e Energia, Yury do Paredão quer se reunir com governador Elmano, para definir as prioridades do Ceará nesse setor, no Orçamento da União para 2025.

Diretório do PT de Crato espera para ser chamado
Depois da crise causada pela aprovação da chapa pura no Crato, dia 22 de junho, pelo diretório municipal do PT, a direção estadual do partido espera, agora, por uma comunicação, contestando a decisão para se manifestar. Até o momento , não houve nenhuma manifestação, nem de membros do PT, nem dos partidos da base aliada, feita oficialmente. Cobrado pelos partidos da base aliada, o prefeito Zé Ailton Brasil tem mantido o posicionamento contrário a chapa pura. No entanto, observa que não tem maioria no diretório e, por isso, não pode fazer nada. Zé Ailton diz esperar que o PT tenha bom senso e cumpra o que foi acordado com a base. Durante sua passagem pelo Cariri, no final de semana, o ministro Camilo Santana, também, não concordou com a decisão de chapa pura e deve chamar as lideranças do partido para discutir essa confusão . Por enquanto, está mantida a pré-candidatura do vereador Pedro Lobo a vice-prefeito de André Barreto.
 
Terceira via quer devolver Saaec ao Crato
Confusão à vista! A Terceira Via na disputa eleitoral do Crato, liderada pelo vereador Lucas Brasil e o empresário Marcio Bilhar, definiu um discurso curto, simples e direto, que provoca arrepios na situação: quer fazer o Crato crescer e devolver a Saaec ao povo do Crato. Marcio Bilhar tem garantido que, eleito, conduzirá um projeto para o desenvolvimento do Crato, construído com lideranças e com a população. E se ganhar a eleição, admite não ter como romper o contrato com a Aegea Saneamentos, mas que vai retornar o comando dos serviços à Saaec, imediatamente. Lucas e Marcio Bilhar já teriam discutido exaustivamente a situação, hoje, alvo de muitas críticas no Crato. Chegaram ao consenso de que não há como prometer o rompimento do contrato. Seria demagógico. Mas, tem como aumentar a fiscalização das normas existentes no contrato e devolver a independência da estatal municipal. A narrativa desse discurso veio baseada em pesquisas internas, onde Marcio e Lucas Brasil aparecem com um bom desempenho. Marcio Bilhar garantiu que muitas lideranças da base governista têm conversado para ingressar no grupo, e que muitas outras virão até a data limite para as convenções.
 
Disse me disse…
Enquanto o PT e a base aliada do Crato discutem sobre a chapa pura, cresce o nome de Davi Araripe, para compor a chapa pelo PSB.
 
Davi é ligado ao ex-prefeito Samuel Araripe e já estaria conversando com o vereador Pedro Lobo, que deve desistir da pré-candidatura a vice.

Impor a escolha de Davi Araripe tem só um problema. Mesmo com desistência de Pedro Lobo, o PT precisa convencer Cid Gomes a desistir da vaga, que está reservada para Leitão Moura.
 
 A convenção da base aliada do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) está marcada para o primeiro dia agendado pelo TSE para as definições.

 
No dia 20 de julho, Podemos, União Brasil, PSDB, PL, PP, Novo, Cidadania e PDT, devem fechar a aliança e lançar à candidatura à reeleição do prefeito Glêdson.

Cresce a pressão junto à direção estadual da Federação PSOL-Rede, para retirar o nome de Germano Lima da disputa eleitoral em Juazeiro.

A proposta do PT estadual é apoiar à candidatura de Germano Lima a vereador. Germano Lima insiste em ser candidato a prefeito e mostra as pesquisas, onde tem dois dígitos de apoio.

Desculpe a ignorância, quando o ministro Camilo Santana trará o presidente Lula ao Cariri, para reforçar às campanhas dos candidatos do PT?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ