Jornal do Cariri
Taxa do lixo assusta população da Região Metropolitana
27/12/22 0:00

Passado o glamour da imagem de seis dos nove prefeitos da Região Metropolitana do Cariri, dia 15, batendo o martelo na Bolsa de Valores de São Paulo, para a concessão da gestão do Consórcio do Aterro Sanitário, começam os questionamentos da população. O motivo é simples: a cobrança de mais uma taxa. Importante dizer que se trata de uma política nacional de resíduos sólidos, mas que vai, mais uma vez, onerar quem menos tem, a população. Grupos ligados a entidades sociais, associações de moradores e sindicatos se preparam para cobrar dos prefeitos de Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri. A expectativa é que manifestações contrárias a taxa ganhem corpo, como na capital do Estado. Nos municípios, os projetos foram aprovados pelas Câmaras e os vereadores também devem ser alvos de cobranças e protestos. A taxa de R$ 12 reais será cobrada na conta de água, obrigando o pagamento.

Carlos Macedo e Raimundão juntos em Aurora

Muito perto de ser confirmada a aliança entre os ex-prefeitos de Aurora, Carlos Macedo, e de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo. Adversários até a eleição de 2016, as lideranças dominaram a política do município por décadas. Agora, a derrota para o atual prefeito, Marcone Tavares, pode uni-los novamente. Raimundão e Carlos Macedo estiveram juntos no “Natal das Crianças”, no dia 23. Foi sentida a ausência do também ex-prefeito Adailton Macedo. Fontes garantem que uma articulação está em curso para fazer a aproximação. A ideia é unir para derrotar o adversário comum, sob o entendimento de que a divisão favorece a reeleição de Marcone. O grupo ainda não discutiu nomes, coloca como prioridade a aliança.

Relatório da CPI de Potengi será votado esta semana

Fortalecidos por uma decisão judicial que manteve os trabalhos, a CPI que investiga o prefeito de Potengi, Edson Veriato, programou para o dia 27 a apresentação do relatório no Plenário da Câmara. A sessão tem sido questionada por Veriato, que se recusa a receber a notificação, afim de adiar a votação, que pode cassar seu mandato. Veriato enfrenta a oposição do atual presidente, Ailton Leite, seu ex-aliado. Nos bastidores, a informação é que o relatório pedirá o afastamento de Veriato, que tem minoria na Casa. Oprefeito sabe da possibilidade e aposta tudo na força de aliados fora de Potengi para reverter o resultado na Justiça. Sua defesa já tem pronto um pedido de liminar ao Tribunal de Justiça. A situação é tensa!

Oposição votando no “menos ruim”

Apesar do racha dentro da base do prefeito Dariomar Rodrigues (PT), em Altaneira, ele permanece forte. Pelo menos é o que deu pra entender sobre mais uma explicação do líder da oposição, Ariovaldo Soares (PDT). Em resposta a esta coluna, usando o espaço do Blog de Altaneira, Ariovaldo disse que “o vereador Deza Soares, em algumas oportunidades, proferiu voto contrário aos interesses do prefeito, contrariando sua bancada. Igualmente, garantiu os direitos da minoria dentro do regimento, também contrariando o grupo situacionista”. Ariovaldo avaliou estar votando no “menos ruim”. O pragmatismo eleitoral não apaga a falta de articulação da oposição, que não soube aproveitar o racha no grupo da situação.

Enquanto isso...

Em Nova Olinda, depois da suspensão da eleição para Mesa Diretora, pela Justiça, por desobedecer ao princípio da proporcionalidade, a Câmara voltou a fazer a eleição para o comando da Casa no dia 15.

A chapa única teve sete dos 11 votos. Foram mantidos Dindo Araújo (presidente) e Cicim da Serra (vice), ambos do PP.Neném Camilo (secretário) substituiu Loudes da Saúde (PP), também atual presidente.

Em Barro, dando uma trégua na política, o prefeito George Feitosa, faz festa com o primeiro “Natal Iluminado”. Praças decoradas e distribuição de presentes para 2,5 mil crianças são parte das comemorações natalinas.

Preocupados com os resultados da festa, a oposição se articula para barrar a aproximação política de George com do novo presidente da Câmara, Zé Mário. A pressão vem da atual presidenta Vanda, que bancou Zé Mario.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ