Jornal do Cariri
Sucessão na Assembleia definida
Donizete Arruda
01/12/20 0:00

Num encontro do governador Camilo Santana com o senador Cid Gomes ficou acertado que, com a vitória de José Sarto para a prefeitura de Fortaleza, o seu substituto na presidência da Assembleia continuará sendo do PDT. Essa resolução tira da disputa o atual vice-presidente, deputado estadual Fernando Santana, que vinha despontando como um dos mais cotados a suceder Sarto. Cid argumentou com Camilo que o PDT deve ficar com o cargo por ser a maior bancada. E, hoje, três deputados estão no páreo: Tin Gomes, Sergio Aguiar e correndo fora, cotando com a preferência de Cid, Guilherme Landim. Está resolvido que não haverá disputa, e que a eleição será consensual. Quem não está aceitando ficar de fora, e quer que o Abolição e Cid Gomes considerem sua candidatura, é o secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque.


Presidente eleito no dia 16 de dezembro


A Assembleia Legislativa se reunirá no próximo dia 16 de dezembro para eleger o sucessor de José Sarto. O próprio Sarto comandará a sessão que elegerá quem assumirá o Legislativo a partir de 1° de fevereiro de 2021. Até essa data, interinamente, o vice-presidente Fernando Santana será o substituto de Sarto, quando esse assumir a prefeitura de Fortaleza, no dia 1° de janeiro. Ou seja, exercerá a presidência da Assembleia por 30 dias. Será um prestígio para o Cariri. E, em especial para Barbalha, Fernando Santana continua se recuperando da covid e não tem participado das discussões sobre as eleições no Legislativo cearense.


Queda de braço entre Tin e Guilherme


Como Sérgio Aguiar, em passado recente, se recusou a retirar sua candidatura contra Zezinho Albuquerque, hoje os dois deputados mais prováveis à sucessão de José Sarto são Tin Gomes e Guilherme Landim. Tin é primo dos irmãos Ciro e Cid Gomes. No passado, esteve distante dos FGs, mas hoje é um aliado fiel. Quando foi vice-presidente da Assembleia, na gestão anterior, teve um comportamento exemplar na defesa do Governo Camilo, com quem mantém um excelente relacionamento de amizade. Por sua vez, Guilherme Landim é muito próximo a Cid Gomes. Dentro do parlamento, Tin leva uma grande vantagem, pois a maioria esmagadora dos parlamentares o prefere como presidente por sua experiência, afinal Guilherme está apenas no seu primeiro mandato. Esse embate será decidido por Camilo e Cid e a solução, como sempre, demora mais alguns dias. Sempre sai na véspera das eleições.


Pedro Bezerra não será oposição

Indagado sobre sua posição diante do resultado da última eleição, quando seu pai, o prefeito Arnon Bezerra, perdeu, o deputado federal Pedro Bezerra garantiu: não será oposição a quem quer que seja o prefeito de Juazeiro do Norte. Pedro se referiu ao prefeito eleito Glêdson Bezerra, vencedor da eleição e outros que virão. Segundo o deputado, seu foco é Juazeiro, independe quem esteja na prefeitura. Sustenta que irá continuar trabalhando pela sua terra. Pedro anunciou que o Município tem verbas suficientes para ser governado por seis anos. Parte desse dinheiro, deve chegar nos próximos dois anos e somam a cifra de U$ 80 milhões de dólares, oriundo de empréstimos a banco estrangeiro.

Pedro sonha em ser deputado federal

Apesar da decisão do Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará na última semana, que o impugnou, Pedro Bezerra assegura que terminará seu mandato e será candidato à reeleição em 2022. A segurança vem da palavra dos advogados que fazem sua defesa e que alegam que as provas fora inconsistentes e que esse julgamento sofrerá mudança quando for contestado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo com a decisão desfavorável no pleno do TRE cearense, Pedro Bezerra permaneceu elegível e teve seus direitos políticos mantidos. Assim, tem assegurado o direito de enfrentar às urnas daqui a dois anos na luta por uma vaga na Câmara Federal.

Argemiro se livra de dor de cabeça

Aos amigos mais próximos, o prefeito Argemiro Sampaio tem declarado estar tranquilo com o resultado da eleição. O motivador dessa tranquilidade é que o prefeito avalia que os próximos anos serão de grande insegurança para os novos administradores com as previsões de queda na arrecadação municipal. Para Argemiro, será a grande oportunidade do governador Camilo Santana provar ao povo de Barbalha o que pode fazer pela sua gente, apesar de garantir que jamais foi empecilho para essa realização. Argemiro acredita com seu grupo a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Se decidir concorrer, será mais um confronto com a base do governo que trabalhará para a reeleição de Fernando Santana.

FGs saem menores das urnas


A oligarquia dos Ferreira Gomes sofreu um duro baque das urnas de 2020. Os FGs perderam importantes colégios eleitorais para a oposição - Juazeiro do Norte, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante e Caucaia – que agora tem condições de se mobilizar para encarar com chances reais de vitória uma eleição ao Governo do Estado em 2022. Para reafirmar esse discurso, a vitória de José Sarto, em Fortaleza, ao contrário do que apregoava o Ibope, foi por apenas 3.3%. Um resultado que deixou tonto os FGs, pois 415 mil fortalezenses deixaram de ir votar com medo de represálias das facções. Essa nova realidade política do Ceará terá fortes reflexos nas administrações municipais do Cariri.


Disse me disse...

Na disputa pela presidência da Câmara de Juazeiro, Darlan Lobo já se considera reeleito. Tem alardeado ser o “dono” de 11 dos 21 votos da Casa.

Darlan esquece que essa eleição não se ganha no dia anterior. Ele mesmo já foi exemplo desse engano em 2017. Parece ter esquecido. Precisa estar atento às manobras.

Bem mais humilde, o presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano, está cada vez mais perto do seu objetivo: ser reeleito para o cargo.

Florisval não fala sobre o assunto, nem anda se vangloriando; mas já contaria com o apoio de 13 dos 19 vereadores na sua base.

O prefeito Zé Ailton Brasil já disse que não será empecilho para a recondução de Florisval e liberou a base com a orientação favorável.

Paraíso das fake news, o Cariri continua dando mau exemplo. Desta vez, a mentira conseguiu pautar até um veículo de comunicação em Juazeiro.

O veículo publicou na sua capa uma duvidosa lista de secretários da administração Glêdson. Era fake news.

O proprietário foi um dos candidatos derrotados na eleição de Juazeiro. Faltou faro jornalístico e investigação. Sobrou raiva e rancor.

Desculpe a ignorância, o prefeito eleito Glêdson Bezerra e o governador Camilo Santana entenderam que as urnas disseram que Juazeiro do Norte quer independência entre prefeitura e governo?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ