Jornal do Cariri
Solução Izolda ganha força em 2022

O desgaste dos irmãos Ciro e Cid Gomes é algo incontestável junto à classe política do Ceará. A contragosto, tanto Ciro quanto Cid reconhecem que a continuidade do controle político do Estado sofre uma ameaça real, apesar da pouca expressão da oposição, liderada pelo deputado Capitão Wagner. Todas as pesquisas de opinião apontam um crescimento de rejeição aos FGs, o que inviabiliza a opção do senador Cid Gomes ser o candidato à sucessão do governador Camilo Santana. Se Cid bater o pé para ser o candidato, ninguém o impedirá. Mas, o bom senso dele o aconselha a procurar alternativas. A preferida continua sendo do ex-prefeito Roberto Cláudio. Entretanto, o veto unânime do PT barra essa pretensão, pois o presidenciável Lula é o maior eleitor da corrida ao Abolição. Diante desse quadro, há dois caminhos colocados na mesa de negociações: vice-governador Izolda Cela e presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão. Izolda é hoje a favorita.

Izolda ou Evandro é disputa de gigantes

A opção pela vice-governadora Izolda Cela é a preferida do senador Cid Gomes. Até o momento, Ciro Gomes está ausente dessas discussões. Não permanecerá assim até junho do ano que vem. Terá seu dedo a escolha final do candidato dos FGs. Agora, o candidato será Izolda ou Evandro Leitão. A decisão ainda demora alguns meses. Izolda vem sendo presença constante em todas as inaugurações ao lado do governador Camilo e está viajando por todo o Ceará. Com o recrudescimento da violência, diante do poderio demonstrado nos últimos dias pelas facções, Camilo indicou Izolda para apresentar medidas que formem um plano de contingência para enfrentar e derrotar as facções. Essa missão dada a Izolda é mais um indicativo de que seu nome cresce na cotação para ser a candidata ao Governo pelo PDT. Ela não tem rejeição de nenhum grupo do PT e tem até a simpatia de Lula. Todavia, o candidato preferencial do governador Camilo é o presidente Evandro Leitão. Em torno dele, há uma conjunção de forças políticas o endossando. Os FGs resistem a essa candidatura. Querem Roberto Cláudio. Não dando certo, vão de Izolda.

Izolda não teme encarar facções

A  indicação da vice-governadora do Estado para ser a coordenadora da ação de força para derrotar as facções que estão ativas e atuantes como nunca no Estado, mostra a confiança que Izolda Cela tem tanto dos FGs quanto do governador Camilo. Sua competência é incontestável. Nem a oposição tem críticas a sua atuação à frente da educação do Ceará e das tarefas desempenhadas ao longo desses anos como vice de Camilo. Caberá a Izolda assumir o Abolição no próximo dia 02 de abril. A contagem regressiva já começou. E derrotar a violência que impera nas comunidades de Fortaleza e da região metropolitana, e também em todo o interior do Ceará. É a principal pauta que se apresenta aos olhos do eleitorado, tão castigado por uma pandemia que ainda tira a vida de cearenses, apesar de estar com sua intensidade menor, devido aos efeitos positivos da vacinação. Izolda tem a oportunidade de se tornar a candidata. Tudo resultará do trabalho dela no combate às facções.

Camilo prefere Evandro como sucessor

Sempre atuando como um legítimo político mineiro, que fala pouco e age com muita sabedoria, o governador Camilo manifestou a alguns poucos aliados que o candidato dos seus sonhos ao Abolição é o presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Só que a chance de Camilo entrar em conflito com o senador Cid Gomes para impor sua vontade na escolha de seu sucessor é zero. Camilo aceitará a indicação apresentada por Cid e avalizada por Ciro Gomes. Mesmo tendo resistências a opção Roberto Cláudio, Camilo não o vetará. Quem veta é o PT todinho. Camilo silencia. Agora, aliado leal de Cid, Camilo vem levando a vice-governadora Izolda Cela a todos os seus compromissos. E aberto espaço nos eventos para que Izolda discurse e mostre todo o valor da mulher cearense. Esse avanço de Izolda tem tirado o sono de seus adversários internos dentro do PDT. Menos de Evandro, que não tem se movimentado para ser o candidato. Confia que ser governador é sorte, daí joga parado. Já Izolda nega que queira disputar a sua reeleição, mas tem mostrado toda sua capacidade de comandar o Estado.

Jacqueline e Marcio Joias disputam espaço

Pré-candidatos a deputados estaduais, os vereadores de Juazeiro do Norte, Jacqueline Gouveia e Márcio Joias, garantiram o palanque na Câmara, depois da aprovação do projeto que institui novos cargos indicados por vereadores. Marcio e Jaqueline bateram boca sobre o mérito da derrota: um votou contra e outro se absteve. Contra o projeto, Jacqueline criticou os que se abstiveram. Márcio não gostou e absorveu a pancada, ameaçando entregar o um esquema de compra de votos para a eleição da nova Mesa Diretora. Afundou ainda mais a imagem do Poder Legislativo de Juazeiro, que está na lama e sob a mira do Ministério Público. Jacqueline pediu para que Márcio desse “nome aos bois”, que não aceitou falar mais. É preciso que os dois vereadores falem tudo que sabe. Ou ficarão sob suspeita de estarem encobrindo coisas erradas no parlamento.

Vieira garante que volta à Câmara

 O vereador Capitão Vieira Neto está convicto do seu retorno à Câmara de Juazeiro do Norte, logo após o recesso da Justiça. Ele garante que não fosse o recesso, reassumiria imediatamente. Vieira idealizou essa narrativa durante um bolão de vaquejada no distrito do Baixio, no Crato. Numa roda de conversa com amigos, Vieira, afastado por envolvimento com o jogo do Bicho, garante que volta como presidente; ou seja, avalia que Darlan não consegue voltar antes dos 180 dias determinados pela Justiça. Recentemente, Darlan teve Habeas Corpus negado pelo juiz Francisco Jaime Medeiros Neto. Darlan aposta tudo na segunda instância, onde avalia ter mais força política. Vieira garante que como presidente, mudará tudo na Câmara, a começar por perseguir no Ministério Público e no Tribunal de Justiça quem o afastou. Sustenta que suas bancas de jogo do bicho continuarão abertas e funcionando normalmente. Não há autoridade com coragem de mandar fechá-las, ou de recusar seu retorno ao Poder Legislativo de Juazeiro. Corajoso!

Ciro tenta esconder detalhes da operação

Estranhamente, os advogados de Ciro Gomes solicitaram segredo de justiça ao recurso que eles apresentaram no Tribunal Regional Federal (TRF), da 5ª Região, em Recife, requerendo a anulação da operação Colosseum. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão tanto no apartamento de Ciro Gomes quanto no de Cid Gomes, como também nas residências dos advogados que ocuparam a Procuradoria Geral do Estado e mantinham relações pessoais com os irmãos. Um deles, a filha era até sócia de Ciro em um escritório de advocacia. Ao colocar sob segredo de justiça, Ciro impede a transparência dos atos judiciais. O último ato dele conhecido foi seu pedido para anular, alegando que a PF queria conhecer detalhes de sua campanha presidencial. Uma justificativa rala diante de um candidato que está em quarto lugar, e é verdadeiramente ameaçado de perder essa colocação pelo governador João Doria. Em algumas pesquisas, Ciro e Doria já aparecem empatados. Diante dessa realidade das pesquisas, os advogados de Ciro terão muitas dificuldades para convencer o relator de seu pedido, o desembargador cearense Fernando Braga. Na verdade, Ciro tenta que o assunto das investigações sobre pagamento de propina a ele e ao irmão Cid pela Galvão Engenharia. Convencidos desse problema, os dois buscam encontrar as soluções jurídicas para um assunto tão polêmico aos interesses dos FGs.

Disse me disse...

A gente será feliz com o nosso trabalho e a conquista de nossos sonhos. Feliz 2022!

Senador Cid Gomes votou contra a aprovação do Orçamento de 2022. Quem o acompanhou nesse mesmo voto foi o senador Eduardo Girão.

Presidente da Câmara de Juazeiro, vereador Bilinha, sabe que terá de publicar, todo mês, a relação com os nomes dos 44 assessores que receberão anualmente R$1,5 milhão.

Com nomes públicos, a sociedade poderá acompanhar o trabalho desses servidores e comprovar que não são fantasmas, a serviço de uma praga no Legislativo: as rachadinhas.

A aprovação da criação desses 44 cargos é um acinte ao povo de Juazeiro do Norte. Entretanto, o presidente Bilinha os criou certo que estará assegurando a sua reeleição.

Só não deve esquecer que todos os últimos presidentes da Câmara de Juazeiro estão enrolados e enfrentando a força da lei. Cuidado!

O presidente afastado, Darlan Lobo, não gostou nada da aprovação do Projeto de Lei que instituiu novos cargos para os vereadores.

Darlan ajudou a construir a imagem de zelo com o dinheiro público que a Câmara tem hoje. Ele acredita que o Ministério Público vai barrar a lei.

E a Câmara de Juazeiro do Norte já se prepara para mais uma operação de busca e apreensão com o envolvimento de novos nomes de vereadores.

Notícia boa para o Cariri. O governador Camilo Santana articula para trazer o jogo das eliminatórias do Brasil contra o Chile para a Arena Romeirão.

Desculpe a ignorância, o que a Polícia Federal descobriu nos apartamentos de Ciro e Cid Gomes para que os irmãos FGs queiram que o processo de apuração de propina da Galvão Engenharia fique em segredo de justiça no TRF da 5ª Região?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ