Jornal do Cariri
Sob pressão
Madson Vagner
15/09/20 0:00

O prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, está perdendo o sono nos últimos dias. Circula uma informação de que ele poderá ser afastado do cargo a qualquer momento. Apesar da informação estar apenas nos bastidores, sem qualquer comprovação, o prefeito tem evitado conversar sobre o assunto. Na cidade, há uma grande expectativa depois da notícia sair na imprensa estadual, através do jornalista Donizete Arruda. Evanderto é investigado por desvio de dinheiro público e nepotismo. Em dezembro de 2019, a Polícia Civil, com apoio do Ministério Público do Estado, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do prefeito, na Prefeitura e na casa do filho do gestor. Entre outras, a Procap (Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública) denuncia contrato para o fornecimento de combustíveis no posto que pertence à família do prefeito. Um afastamento inviabilizaria a candidatura à reeleição de Evanderto.

Disputa tranquila

Na disputa de Jati, muitas surpresas e desistência movimentaram as articulações eleitorais dos últimos dias. A primeira pesquisa de opinião registrada no TSE mostrou a pré-candidata Mônica Mariano com amplo favoritismo. A empresária conseguiu reunir o maior número de apoiadores, o que pode ter definido o bom desempenho na pesquisa. Mônica tem 54,8% das intenções contra 19,4% de Dr. Aristóteles e 3% da vice-prefeita Mundinha. Após a divulgação da pesquisa, Mundinha desistiu da disputa para apoiar Dr. Aristóteles. Os indecisos em Jati estão em 18,1%. Outra grande surpresa foi a decisão da pré-candidata Mônica, em manter Rogério Couto como vice na chapa. Havia uma expectativa para que o nome viesse de uma indicação da prefeita Neta Diniz, o que não aconteceu. A decisão fortaleceu o discurso de Mônica de que é uma candidata independente.

Forçando a barra

Mesmo orientado a cumprir acordo e delegar à sua base a indicação dos candidatos do grupo, o prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, não desistiu do seu sobrinho, Rômulo Melo, e o indicou como candidato a prefeito. Na tentativa de manter o grupo, Moésio aceitou a indicação do vereador João Luiz para vice. João Luiz é sobrinho de Valdir Júnior, atual vice de Moésio. De fora, Coronel Hermann Macedo rompeu e vai lançar a filha, Gabriela Macedo. Hermann parece ter ouvido o presidente do Cidadania, Robson Miranda, que ao avaliar a situação, desafiou aliados de Moésio a “serem homens” e não aceitarem a humilhação. Para filiar o sobrinho, Moésio foi à Justiça, perdeu na primeira instância e recorreu ao TRE em Fortaleza. Valdir Júnior se calou, mas Hermann promete entrar com pedido de impugnação da candidatura de Rômulo.   

Desobediência ao MP

A prefeita de Potengi, Alizandra Gomes (PT), candidata à reeleição, parece pouco preocupada com as orientações do Ministério Público do Estado. Nos Município, como em todo o Estado, os promotores orientaram que nenhuma manifestação pública, que incentivem aglomeração, ocorra durante as convenções. No domingo (13), logo após a convenção da prefeita, seus correligionários saíram em carreata pelas ruas da cidade. A manifestação foi puxada por um paredão identificado como sendo de pessoas ligadas à Alizandra. Tudo acompanhado por uma queima de fogos. Os outros pré-candidatos, Samuel Carlos (PSD) e Edson Veriato (Psol), reclamam que suas convenções obedeceram às regras estabelecidas em reunião do MP com representantes dos partidos. O PSD garante que vai levar o caso à Justiça Eleitoral e formalizar denúncia contra a prefeita.

Esperando acordo

Marcada para o domingo (13), a convenção do PT de Brejo Santo foi adiada para o dia 16, último dia de prazo, e mesmo dia da convenção do PSL do Município. Oficialmente, o adiamento se deu em consequência da impossibilidade de transmissão ao vivo. Na prática, os petistas ainda esperam um acordo para viabilizar uma aliança com o PSL, que fará sua convenção no mesmo dia. Por enquanto, as duas siglas mantém seus pré-candidatos, Edmar Júnior pelo PSL e Eusébio pelo PT. Com a situação bem definida, a pré-candidata do PDT, Gislaine Landim, teve seu nome homologado no dia 12. O nome a vice veio do PSB, Bosco Sampaio. Outros partidos na aliança e que participaram da convenção são o PP, DEM e PL. Apesar de posições antagonistas no cenário nacional, PT e PSL, dependem de uma união para sonhar com uma disputada.

Debate do novo

E quando o assunto é desobediência aos protocolos de saúde contra o coronavírus, dificilmente um município supera Milagres. Abafado pelo debate de quem é o novo na política local, os pré-candidatos Abraão Sampaio e Cícero Figueiredo, estão descumprindo as orientações de distanciamento para evitar aglomeração. As pré-campanhas têm percorrido as comunidades em reuniões cada vez mais volumosas em número de pessoas. Tudo exaltado nas redes sociais, sem qualquer manifestação por parte da Justiça Eleitoral. Quanto ao debate sobre o novo, Abraão é o atual vice-prefeito, ou seja, ajudou a colocar no poder o prefeito Lielson Landim. Já o seu principal apoiador, o ex-prefeito Hellosman Sampaio, foi comandou o Município uma vida toda. Apesar do apoio do prefeito Lielson, Figueiredo é o único que ainda não esteve à frente da cidade. Ele é o novo!

Enquanto isso...

... Ainda em Milagres, a chapa comandada pelo ex-prefeito Hellosman Sampaio, teve um duro golpe nos últimos dias. Hellosman perdeu o apoio do grupo do ex-senador Eunício Oliveira, seu aliado histórico. Eunício recebeu e aderiu à pré-candidatura do pedetista Cícero Figueiredo. Eunício rompeu com Hellosman quando ele se filiou ao PSD.

... A articulação foi feita pelo pré-candidato a vice-prefeito, Anderson Eugênio, com a ajuda do deputado estadual Daniel Oliveira. A reunião que bateu o martelo aconteceu dia 11, no escritório de Eunício, em Fortaleza. A chapa Figueiredo e Anderson espera a presença de Eunício no palanque para explicar quem é Hellosman, a quem conhece bem.

... Em Altaneira, a sessão da Câmara do dia 9 último teve um bate-boca, com direito a lavagem de roupa suja, entre a vereadora Zuleide Ferreira, do PT, e o presidente da Casa, professor Adeilton. Ambos se acusam de traição. Durante a convenção do PDT, Adeilton disse ter sido abandonado pelas amigas. Zuleide rebateu dizendo que Adeilton é quem as abandonou.

... No bate-boca, Adeilton disse que continua no mesmo partido, ao contrário de Zuleide, que trocou o PSDB pelo PT, partido que sempre atacou. No debate, é difícil saber quem tem razão. Zuleide trocou de partido, mas Adeilton trocou de palanque e está junto com o ex-prefeito Delvamberto, de quem foi adversário. Típico: o sujo falando do mal lavado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ