Jornal do Cariri
Sistema de abastecimento ajudará mais de 700 famílias em Crato
Gestão será compartilhada entre comunidade, Prefeitura e Sisar
Joaquim Júnior
16/08/22 8:30

Mais de 700 famílias de comunidades rurais do município de Crato serão contempladas com o sistema de abastecimento de água, através da implantação de um reservatório elevado no Sítio Juá. Além da localidade, o Sítio Mata e a Vila Jacuípe também serão alcançados. A ordem de serviço já foi assinada. A gestão é compartilhada pela Prefeitura do Crato e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) da Bacia Hidrográfica do Salgado (BSA), com investimentos superiores a R$ 104 mil.

Antônio Laurentino, conhecido como Antônio Pureza, diz que a jornada para conseguir o abastecimento foi longa. Ele é presidente da Associação de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais do Distrito de Ponta da Serra. Como explica, o local já possui um reservatório que fornece água, mas, com o crescimento das comunidades, se tornou insuficiente, ocasionando a necessidade de outro. “Tem nove ou dez anos que a gente vinha nessa batalha, com esse sofrimento”, relata.

Através da gestão compartilhada entre as comunidades, o Município e o Sisar, o pedido da comunidade será atendido. São 700 famílias e mais de 19 mil de rede distribuídas na comunidade. “A gente precisa muito dessa caixa d’água para melhorar o quadro dos nossos usuários”, enfatiza.

O modelo de gestão compartilhada, de acordo com Carlos Freires, técnico do Sisar, é reconhecido pela ONU. O mecanismo, como pontua, tem se fortalecido nos últimos anos, resolvendo a questão do abastecimento de água em muitas comunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ