Sistema ajuda a recuperar celulares roubados
O número do IMEI no sistema é fundamental para o rastreamento do aparelho
Foto: SSPDS.
Regy Santos
09/04/24 7:20

A ferramenta Meu Celular, lançada pelo Governo do Estado, ajuda a identificar celulares perdidos, roubados ou furtados.  O sistema, manuseado pela polícia, tem um banco de dados que usa o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) para rastrear o aparelho junto às operadores de telefonia.

Processo similar é realizado pelas delegacias do Cariri, a exemplo de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Em Juazeiro, o trabalho é feito pelo Núcleo de Roubos, Furtos e Receptação. A vítima vai à delegacia, efetua o B.O (Boletim de Ocorrência), registra o número do IMEI e, em seguida, o documento é passado para o núcleo responsável, que atua junto às operadoras para identificar o aparelho. Após o rastreamento, as forças de segurança seguem para realizar a busca do aparelho.

De acordo com dados do Núcleo, as ações em conjunto, das forças de segurança e operadoras de telefonia, resultaram na recuperação de 130 aparelhos celulares em 2023, em Juazeiro. Já de janeiro deste ano (2024) até o último dia 4 de abril, foram registrados 186 roubos ou furtos de celulares. Destes, 28 aparelhos já foram recuperados pela polícia.  Por dia, em média, cerca de três casos de roubos ou furtos são notificados na delegacia.

É importante destacar que a recuperação dos objetos depende da vítima informar o número do IMEI. “Não há muito o que ser feito, quando a vítima, por algum motivo, não nos passa esse número de identificação do aparelho", explica um representante da Delegacia de Roubos e Furtos de Juazeiro.

De acordo com os agentes de segurança pública, apesar do processo já ser realizado pela polícia em algumas delegacias, o sistema “Meu Celular" vai facilitar a captura de dados importantes para encontrar os objetos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ