Jornal do Cariri
Sesc inaugura Museu Orgânico Casa do Doce João Martins
Doce do Madeilton foi fundado há quase 60 anos
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
05/06/23 14:45

O Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande, anunciou a criação de mais um Museu Orgânico na região do Cariri: a Casa de Doces João Martins, em Juazeiro do Norte. Previsto para inaugurar em 07 de junho, este será o 11º Museu da Região e o 1º que homenageia a gastronomia local – no caso, os tradicionais doces caseiros, comercializados há 58 anos no Centro da cidade.

De acordo com o Sesc, os Museus Orgânicos são baseados no vínculo com a história e os lugares onde vivem e atuam os mestres de cultura popular. O projeto nasceu com o amadurecimento da parceira com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços. 

Casa de Doces

João Martins nasceu em 1937, em Juazeiro do Norte. Filho de Manoel Martins e Águida Maria, não quis seguir no mesmo caminho do pai, o da Agricultura, e resolveu produzir e vender doces. Em 1965, na rua Santa Luzia, número 545, nascia então o comércio de doces caseiros mais famoso de Juazeiro do Norte, que logo depois ganhou o título de tradicional doce de Madeilton.  Cunhado de João Martins, Madeilton chegou para ajudar. Além dos serviços administrativos e de atendimento na Casa de Doces, ele tinha outra ocupação: era cronista, comentarista e narrador de futebol.  

Ao longo dos anos, vários familiares de João Martins passaram pela Casa de Doces. Ele seguiu à frente do comércio que fundou por mais de 55 anos, se aposentando das suas funções em 2018. Atualmente, uma filha e genro de João Martins são os administradores.  A Casa de Doces João Martins, o tradicional doce de Madeilton, tornou-se parte da história do comércio de Juazeiro do Norte. Agora será um Museu Orgânico, por carregar saberes, fazeres, memórias, aromas e sabores que fazem parte do patrimônio imaterial da cidade de Juazeiro do Norte e toda a região do Cariri.

Com informações do Sesc

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ