JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Sesa inicia operação fumacê no Cariri após aumento de arboviroses
Barbalha foi o primeiro município da região a solicitar o serviço
Foto: Divulgação/ Ascom Barbalha
Joaquim Júnior
18/02/22 8:30

As cinco primeiras semanas de 2022, quando comparadas ao mesmo período do ano passado, registraram aumento de 153,2% nas notificações de dengue, chikungunya e zika em todo Ceará. O aumento foi de 738 para 1.869 ocorrências. No Cariri, o município de Barbalha é o que apresenta maior incidência de notificações no intervalo de tempo (579 por 100 mil habitantes), se tornando o primeiro da região a solicitar o método Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê, para combater o Aedes aegypti, causador das doenças.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), a operação na cidade conta com três ciclos de pulverização, todos ainda em fevereiro, abrangendo 600 quarteirões e envolvendo seis servidores em três carros. As borrifações ocorrem seguindo as solicitações emergenciais dos municípios, após análise epidemiológica. “A Sesa dispõe de equipes para atender a novas demandas de carro fumacê neste ano em todas as Regiões de Saúde”, afirma a Secretaria.

Além da atuação do UBV como uma das estratégias de controle do mosquito, a população se mantém com papel importante no combate ao Aedes aegypti. Recipientes ou locais descobertos que possam acumular água podem virar criadouro do inseto. Por isso, os cuidados e a manutenção dos reservatórios devem ser constantes, sendo realizados, pelo menos, uma vez por semana. Com informações da Sesa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE