Jornal do Cariri
Servidores desonestos
16/06/20 0:00

Um levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) está identificando fraudes no recebimento do auxílio emergencial, do Governo Federal, em todo o Brasil. No Ceará, os números iniciais são alarmantes: mais 24 mil servidores teriam solicitado e recebido o auxílio sem precisar. Apenas três municípios, entre os 184 do Estado, estariam fora da lista suja da CGU. Em Hidrolândia, Campos Sales e Jardim não foram identificadas fraudes. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está recebendo as denúncias para repassar à Polícia Federal (PF). A relação de todos os beneficiários está na página do Portal da Transparência da CGU e o órgão garante que os irregulares responderão a inquérito da PF. Além de terem que devolver o dinheiro, poderão perder os empregos, mesmo sendo concursados. A CGU encarra a investigação como prioritária.

Investigação independente

Mesmo fora da lista da CGU, a Prefeitura de Jardim iniciou um levantamento para identificar se há servidores recebendo o auxílio emergencial sem os requisitos necessários. Informações extraoficiais apontam para um número superior a 50 servidores na mira da gestão do prefeito Aniziário Costa. A Prefeitura avalia que mais da metade dos contemplados com o benefício se encaixou nos requisitos por desatualização do Cadastro Único do Bolsa Família. Eles não recebem mais, no entanto, seus nomes permanecem no cadastro. Para esses, a gestão deve exigir a devolução dos recursos. Diferente dos que, deliberadamente, se inscreveram no aplicativo do Governo Federal, que devem ser responsabilizados judicialmente e até perder o emprego. Uma grande oportunidade para o prefeito Aniziário enxugar a folha.

Mais denúncias

Apesar da gestão do prefeito Aniziário, ainda não ter divulgado os dados, um grupo independente está fazendo o levantamento e tem liberado informações bombásticas. Entre as famílias mais beneficiadas com o auxílio emergencial está a do ex-prefeito Fernando Luz. Segundo denúncias, a mulher de Fernando, a ex-prefeita Analeda Sampaio; além da filha, Ana Maria, e do irmão, João Neves da Luz, estão recebendo o auxílio. Os nomes dos três constam na lista do TCU, mas a revolta da população veio quando Analeda foi para fila de uma lotérica receber o benefício. É bom lembrar que Fernando Luz é médico, a filha é estudante e a mulher é herdeira de uma das maiores fortunas da cidade. A expectativa é que nomes de outros políticos e empresários locais devam vir à tona em breve.

Campeão de irregularidade

O Município do Cariri com maior número de servidores recebendo ilegalmente o auxílio emergencial é Salitre, um dos menores da região. O Município lidera o ranking da lista divulgada pelo Tribunal de Contas da União, com 299 ocorrências. Mesmo diante da repercussão negativa, o prefeito Rondilson Ribeiro não falou sobre as providências a serem adotadas pela Prefeitura. Mas, pelo menos por enquanto, os servidores de Salitre só têm a comemorar. Na última semana, o vereador Silvio Pinto entrou com Projeto de Lei para suspender o pagamento de empréstimos consignados enquanto durar a pandemia. Ou seja, os servidores de Salitre, além de receberam salários e o auxílio emergencial, não pagarão seus empréstimos.

Voltando atrás

Os profissionais da Saúde de Potengi ainda estão sem entender as últimas ações da prefeita de Alizandra Gomes. A gestora entrou com ação, no Tribunal de Justiça do Ceará, contra um projeto sancionado por ela e que beneficia o pessoal da Saúde. O projeto, que prevê o direcionamento de recursos destinados ao combate do coronavírus - para gastos com EPIs e pagamento de insalubridade, acabou sendo questionado por ação de inconstitucionalidade contra a Lei Orgânica do Município. A prefeita acusa a oposição de incluir emendas que mudaram o projeto, mas não diz o porquê. Passou por cima do próprio argumento, ao sancionar a lei aprovada na Câmara. Nas redes sociais, a gestora tem sofrido muitas críticas sobre o caso e, também, pela falta de ações concretas no combate à pandemia que avança no Município.

Pedindo desculpas

E o sentimento de impunidade das pessoas que estão fraudando o auxílio emergencial é mais comum do que parece. No município de Altaneira, quem recebeu o benefício foi o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Luiz Pedro. Apesar do seu nome estar na lista do Tribunal de Contas da União, Pedro garante que não fez a solicitação, pediu desculpas e disse que vai devolver o dinheiro. Na mesma postagem em que pede desculpas, o secretário informou que, depois de uma pequena investigação, descobriu a autoria da “besteira”. O seu filho teria feito o cadastro para ajudar nas despesas de uma loja da família. Nas redes sociais, o secretário recebeu críticas e apoio de amigos. Do prefeito Dariomar Rodrigues, nem uma palavra. Aliás, o prefeito Dariomar não se manifestou sobre casos de servidores da sua gestão que estariam fraudando o auxílio emergencial.

Enquanto isso...

... Ainda em Altaneira, a oposição ao prefeito Dariomar Rodrigues ameaça denunciar um blog local por disseminação de fake news. O blog garante que a gestão Dariomar é aprovada pela maioria da população e sugere uma reeleição com tranquilidade. A postagem desafia, ainda, a oposição com a chamada: “Cadê a oposição?”

... Durante seu mandato, Dariomar tem enfrentado muitas polêmicas administrativas e responde por várias denúncias formuladas pela Câmara de Vereadores. Além de agregar a grande maioria das lideranças do Município, a oposição garante ter pesquisas internas que mostram o contrário do que é divulgado. O blogueiro deve ser denunciado.

... Em Jati, as disputas da pré-campanha estão a pleno vapor. No grupo, autodenominado independente, a pré-candidatura da empresária Monica Mariano está definida. Entre os partidos de oposição, pelo menos duas pré-candidaturas já foram anunciadas. A atual vice-prefeita Mundinha e o médico Aristóteles assumiram as pretensões.

... Outro que está no páreo em Jati é o médico Jarbas Madeiro, mas que não assumiu pré-candidatura. A grande incerteza vem do grupo da prefeita Neta Diniz, que oficialmente não apontou nomes. Neta estaria mais preocupada com depoimento marcado para o dia 20, no Tribunal de Justiça do Ceará. Há o temor de um novo afastamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ