Jornal do Cariri
Serviços de saúde mental seguem ativos na pandemia
Cerca de 40 pacientes e famílias são atendidos em cada unidade do Caps de Juazeiro.
Caps AD realiza educação em saúde para as pessoas em situação de rua. Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
31/05/20 14:00

O período de pandemia trouxe a reestruturação de serviços e a limitação de atividades prestadas pela rede de saúde mental em Juazeiro. Em momentos considerados comuns, cada Centro de Atenção Psicossocial (Caps) atende cerca de 40 pacientes/família. No ambulatório, são mais de 100 consultas voltadas à população a cada semana. Contudo, devido ao período de combate ao novo coronavírus, algumas mudanças foram impostas, como videoaulas e acompanhamento por telefone.

De acordo com Cíntia Gomes, diretora da Saúde Mental em Juazeiro, as consultas multiprofissionais, em especial as psiquiátricas, continuam nos Caps – porém, apenas com pacientes em casos de urgência. Os pacientes estáveis, por sua vez, estão sendo monitorados por telefone. A renovação das receitas medicamentosas também continua, enquanto que, com crianças e adolescentes, ocorrem terapias por videoaulas, que são aplicadas por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e terapeuta ABA. “Estão suspensos grupos terapêuticos para evitar contato próximo e visitas domiciliares de rotina, evitando riscos de contaminação para ambas as partes”, menciona, ao destacar que os principais desafios neste momento são monitorar os pacientes e ter a família como parceira nesse processo de mantê-los em casa.

Além dos serviços convencionais da rede de saúde (Unidades Básicas de Saúde, Upa, Samu), a rede de saúde mental em Juazeiro é composta por serviços específicos e especializados em saúde mental: são os Caps e o serviço ambulatorial, com atendimentos e consultas em psiquiatria e psicologia. No Município, há três Caps em funcionamento: dois deles com serviço de internação 24h, que são Caps Álcool e Drogas e o Caps para pessoas com transtornos mentais de base; e o Caps Infanto-Juvenil, para atendimento de crianças e adolescentes, que funciona em horário comercial entre segunda e sexta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ