Jornal do Cariri
Senac abre inscrições para concurso de gastronomia
“A Comida Cearense que Virá” terá foco na cultura alimentar do cearense.
Foto: Jr Panela - Divulgação Senac
Jaqueline Freitas
22/07/20 21:00

O Senac está com inscrições abertas, até 31 de julho, para uma competição que julgará pratos originais criados por pessoas interessadas na área, alunos de gastronomia e amadores. O concurso “A Comida Cearense que Virá” foi lançado pelo Senac, no último dia 17, e terá como principais ingredientes insumos do Ceará. Os concorrentes terão de fazer suas receitas usando, no mínimo, três ingredientes de uma lista feita pelos organizadores da competição.

Os participantes devem criar um prato principal com foco na cultura alimentar do povo cearense e apresentá-lo aos jurados. Na primeira fase da competição, já na inscrição, essa apresentação será feita através de vídeo, em que o candidato deverá explicar o prato, o preparo e os ingredientes, além de falar sobre seu interesse pela gastronomia. Na inscrição, também deverá ser enviada uma ficha técnica com ingredientes, modo de preparo e utensílios utilizados.

A comissão julgadora selecionará cinco finalistas, que irão preparar suas criações para os jurados, no Senac Reference, no dia 21 de agosto, na grande final. Serão avaliadas questões como a criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas. Os três primeiros colocados na competição, serão premiados com cursos e kit de livros do Senac, de acordo com a posição conquistada. A avaliação dos participantes será realizada por instrutores e cozinheiros das empresas escola do Senac-CE, da área de gastronomia, e um integrante do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA.

As inscrições devem ser feitas pelo https://www.ce.senac.br/

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ