Seminário marcará os 80 anos da Flona Araripe-Apodi
Unidade pioneira da conservação no Brasil, Flona Araripe-Apodi celebra trajetória histórica
Foto: Luís Carlos
Joaquim Júnior
18/02/26 10:00

Criada em 2 maio de 1946, através do Decreto-Lei 9.226, a Floresta Nacional (Flona) do Araripe-Apodi está prestes a completar 80 anos de reconhecimento. Para celebrar a data, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Araripe anunciou o Seminário de Pesquisa Flona Araripe, marcado para 30 de abril, que deve reunir pesquisadores, estudantes, gestores, comunidades e instituições parceiras para compartilhar conhecimentos, experiências e resultados científicos desenvolvidos na unidade.

Localizada nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Floresta Nacional do Araripe possui área superior a 38 mil hectares e está localizada na Chapada do Araripe, que pode ser reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco. Primeira Unidade de Conservação de uso sustentável criada no Brasil, a Flona Araripe resguarda uma riqueza inestimável de flora e fauna, inclusive sendo lar do Soldadinho-do-Araripe, ave endêmica que se tornou símbolo da região.

“Criada em duas glebas distintas – uma na Serra do Araripe, que abrange, além do Ceará, os estados de Pernambuco e Piauí; e a outra, na Serra do Apodi, entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte –, a Floresta Nacional do Araripe-Apodi nasceu subordinada ao Serviço Florestal, ligado na época ao Ministério da Agricultura”, explica o ICMBio. Conforme apresenta o órgão, estudos feitos nos anos 1990, que embasaram a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe, contígua à Flona do Araripe-Apodi, identificaram 307 fontes jorrando das faldas (base das montanhas) do Araripe, sendo oito vazando para a bacia do Parnaíba, 54 para a bacia do São Francisco e 245 para a bacia do Jaguaribe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE