Semana Dança Cariri celebra 15 anos de arte e transformação
Apresentações são realizadas em Crato e Juazeiro
Foto: Humberto Araújo
Joaquim Júnior
17/11/25 16:13

Até o próximo sábado (22), equipamentos de cultura de Crato e Juazeiro do Norte recebem a XV Semana Dança Cariri – Festival Internacional. A programação, iniciada na última sexta-feira (14), engloba 23 espetáculos, entre obras internacionais, nacionais e regionais, além de performances. Haverá, ainda, ações formativas e paralelas, com oficinas, residência artística, palestra, lançamento de livro, roda de conversa e rodada de negócios. As ações são gratuitas e contam com serviços de acessibilidade.

A abertura da Semana, realizada no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri (CCCariri) Sérvulo Esmeraldo,emCrato, contou com apresentações de escolas de dança e, logo depois, o espetáculo “Ekesa-Sanko”, solo do bailarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo.Também na sexta-feira, tiveram início as ações formativas desta edição. A primeira delas foi aOficina de Dança de Reisado, com o Mestre Antônio, do Reisado Discípulo de Mestre Pedro (Reisado dos Irmãos), no Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), em Juazeiro do Norte.

Como contou Alysson Amâncio, diretor e curador do Festival, a Semana já recebeu muitos acontecimentos e diversos espetáculos. “Quinze anos não são quinze dias”, destacou, ao dizer que, no decorrer dos anos, muitos artistas já passaram pelo festival e mudaram a história da dança do Cariri. “Então, esta edição da XV Semana Dança Cariri é uma celebração, uma constatação do poder transformador da dança”, completou.

Como avalia Alysson Amâncio, a programação desta edição está incrível e imperdível, com uma curadoria bastante cuidadosa e pensada para a região, “Quem estiver presente no evento, com certeza, vai sair bastante feliz e querendo voltar para acompanhar as outras atividades. E vale ressaltar, que além dos espetáculos, temos muitas outras atividades formativas, tudo gratuito e com acessibilidade”. afirmou.

Além do CCCariri e no IADC, o Festival realiza ações no CCBNB Cariri, no Sesc Juazeiro do Norte, no Crai Cariri e na Casa Movimento. Este receberá a última atividade da programação: “Casa de Folhas”, espetáculo do Coletivo Avessos de Teatro, investiga o cotidiano das mulheres catadoras de pequi do Quilombo de Souza, no município de Porteiras. Para conferir as atividades programadas, acesse o perfil @semanadancacariri, no Instagram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE