Jornal do Cariri
Sem acordo
Madson Vagner
08/09/20 0:00

O prefeito de Mauriti, Mano Morais (PDT), confirmou a expectativa e desistiu da disputa pela reeleição. Mano enfrenta grande desgaste administrativo e político, o que teria motivado sua desistência. No dia 03, a direção do PT no Município se reuniu e rejeitou a proposta de aliança com PDT de Mano. O partido chegou a avaliar apoio ao pré-candidato petista, Isaac Júnior, mesmo sendo recusado na aliança majoritária. A crise administrativa não é menor. No mesmo dia 03, a Prefeitura e outros setores da gestão fecharam as portas, inviabilizando a sequência dos serviços. Salários de servidores e pagamento de fornecedores estão atrasados, além da falta de médicos e remédios que colocam em xeque a gestão. Para piorar situação de Mano, o Fundo de Participação dos Municípios deve ser sequestrado e o Município pode ficar sem recursos.

Volta por baixo

A desistência do prefeito Mano Morais e a possibilidade de aliança com o PT, deixou em situação bem difícil o grupo do ex-prefeito Márcio Martins, do PSDB. Hoje, o grupo tem o vice-prefeito Vitor Martins e já ocupou a presidência da Câmara, com a vereadora Fernanda Martins, aliás bem avaliada pela população. Recusado pelo PT, o PDT de Mano teve que voltar a conversar com o PSDB, que impôs a cabeça da nova chapa. O nome indicado pelo ex-prefeito Márcio Martins é o de Sávio Martins, do DEM. Sávio é pai do atual vice-prefeito, Vitor Martins, e irmão de Márcio. O PDT teve que se contentar com a indicação do candidato a vice-prefeito, Samuel Coelho. Sávio foi vereador e presidente da Câmara na primeira gestão do ex-prefeito Isaac Júnior e Samuel Coelho é vereador e líder do prefeito Mano. Samuel já foi eleito vereador pelo PT.

Fortalecido na disputa

O vereador Samuel Werton Garcia, do DEM, conseguiu uma adesão que o coloca no páreo na disputa em Santana do Cariri. Uma reunião do diretório PT do Município, no domingo (06), aprovou a aliança com Samuel e a indicação do candidato a vice-prefeito na chapa. A aliança enfraquece o pré-candidato do PSB, o ex-prefeito Zé Maia, que contava com o apoio do PT do governador Camilo Santana. A articulação contou com a atuação do deputado federal José Guimarães, pelo PT, e Chiquinho Feitosa, presidente estadual do DEM. Samuel disputa a indicação da oposição com o ex-prefeito Zé Maia e com o ex-presidente da Câmara, Vicente Brilhante, do PDT. Apesar das tentativas, os três mantêm as pré-candidaturas contra o prefeito Pedro Henrique, do MDB, que apesar do grande desgaste, garante que disputará a reeleição. Samuel ainda espera a unificação da oposição.

Mudança de planos

Depois da grande repercussão negativa sobre a indicação de um sobrinho para a disputa deste ano, o prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, está repensando. Moésio está sendo orientado a indicar o presidente da Câmara, vereador João Luiz, como nome do grupo. João Luiz é sobrinho do vice-prefeito Valdir Júnior. Ou seja, é um sobrinho por outro. A diferença é que neste caso, o candidato tem vida política no Município e seria uma indicação da base, como prometido por Moésio. A indicação de João Luiz teria ganhos políticos significativos, como a adesão do grupo do ex-prefeito Paulo Ney. O vereador conseguiria colocar no mesmo palanque adversários históricos. O grupo só tem que combinar a indicação com o Coronel Hermann, que em sondagens internas recentes, aparece em posição privilegiada para a disputa. As opções estão na mesa. Cabe a Moésio.

“Guardiões” no Cariri

As denúncias de que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mantém remunerada com dinheiro público uma rede de pessoas denominada “Guardiões do Crivella”, para inibir críticas da imprensa e da população, parece não ser novidade no Cariri. Após a veiculação da reportagem em rede nacional, muitas denúncias da mesma prática na região ganharam as redes sociais. A diferença é que os guardiões dos prefeitos caririenses atuam basicamente nas sociais, mas com os mesmo “modus operandi”: intimidar a opinião popular e atacar a imprensa. Em Assaré, o grupo foi identificado e as fotos de pelo menos oito pessoas foram divulgadas. Segundo a denúncia, eles ganham apenas para defender o prefeito Evanderto Almeida. Cidadãos que já sofreram com os ataques do grupo prometem fazer a denúncia chegar ao Ministério Público.

Atrás de credenciamento

O prefeito em exercício de Antonina do Norte, Orlando Rufino, do PSD, está animado para disputar a reeleição. Orlando estaria sendo incentivado pelo prefeito afastado Evandro Arrais, de quem continua aliado. Apesar do potencial eleitoral bem abaixo da perspectiva de uma disputa à Prefeitura, Orlando garante que vai se credenciar a tempo da eleição. Orlando tenta articular uma aliança com o ex-prefeito Iteildo Roque, que lhe daria esse potencial eleitoral tão desejado. A proposta é que Iteildo seja o candidato a vice-prefeito da chapa. O problema é que Iteildo é adversário de Evandro Arrais e já articula outra chapa para a disputa. Há quem duvide se Iteildo fecharia aliança com o chamado grupo do Rio de Janeiro, que venceu a eleição de 2016 e estaria querendo se manter no poder com Orlando, que também tem residência na capital fluminense.

Enquanto isso...

... Ainda em Antonina do Norte, o PDT publicou “Aditivo ao Edital de Convenção Municipal para Eleições 2020”. No aditivo, o presidente Antônio Roseno Filho afirma atendimento a orientação técnica da Procuradoria Regional Eleitoral do Estado, de 03 de setembro de 2020. A convenção será realizada no dia 14 de setembro.

... Em Jati, o PSD confirmou o nome de Mônica Mariano como candidata a prefeita do Município. A convenção aconteceu no dia 05, confirmou o nome de Rogério Couto como candidato a vice-prefeito. Durante o evento, havia uma expectativa para a presença da prefeita Neta Diniz, que não compareceu. Mônica garantiu ser uma candidata independente.

... A convenção do PSD de Jati aconteceu logo após a repercussão de uma pesquisa de intenção de votos que colocou Mônica como favorita a disputa. Segundo a pesquisa, Mônica tem 54,8% das intenções, bem à frente dos outros pré-candidatos. Dr. Aristoteles aparece com 19,4% e Mundinha com 3%. A pesquisa está registrada no TSE.

... Em Altaneira, o PDT oficializou no domingo, dia 06, a candidatura de Ana Késia, esposa do empresário Palito da Mega Som, para a Prefeitura. Késia vai disputar ao lado do presidente da Câmara, professor Adeilton, do PSD. Apesar de adversários recentes, a dupla tem um inimigo em comum, o atual prefeito Dariomar Rodrigues, do PT.

... Késia e Adeilton, foram indicados pelos ex-prefeitos Delvamberto Soares e Antônio Dorival. Além de apoiada por dois ex-prefeitos, Késia é filha de outro ex-prefeito, João Ivan Alcântara, o que tem sido avaliado pela base petista como uma candidatura da tradicional política de Altaneira. A convenção do PT de Dariomar está marcada para o dia 13. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ