Secretária desmente boatos sobre variante do coronavírus em Barbalha
Boatos logo se espalharam por meio de mídias sociais
Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz
Robson Roque
02/02/21 15:30

Boatos espalhados em mídias sociais apontavam a existência de uma variante do novo coronavírus em Barbalha. Nesta terça-feira (2), a secretária de Saúde Janini Rosas desmentiu a existência da variante. 

“A verdade é que, no Brasil, existe a suspeita da nova variante em Manaus. Só! Aqui em Barbalha não tem suspeita, nem notificação, nem uma dúvida e muito menos confirmação de uma nova cepa circulando em nosso município”, disse Janini ao repórter Toni Sousa.

Nas mensagens que se espalharam na internet, era solicitado que as pessoas evitassem viajar até Barbalha sob risco de contaminação pela variante. “Fiquem muito tranquilos. Temos muito cuidado com o que acompanhamos epidemiologicamente para que mantenhamos a saúde dentro dos controles no município. Então essa informação não procede”, acrescentou a secretária. 

Linhagens, cepas e mutações

Desde o final de 2020 surgiram notícias sobre novas variantes do coronavírus em locais como o Reino Unido e estados brasileiros. Segundo pesquisadores entrevistados pela BBC News Brasil, genomas com mutações semelhantes formam "variantes", "cepas" ou "linhagens" do vírus. Saiba mais detalhes lendo esta matéria (site do UOL).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ