Jornal do Cariri
Secretária de Saúde explica demora na fila de vacinação
Vacinação em Juazeiro alcançou, até o momento, pessoas com idade acima de 35 anos
Foto: Thiago Sousa
Joaquim Júnior
29/07/21 8:30

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim, explicou, através das redes sociais, o porquê da vacinação no município, até então, não ter reduzido a faixa etária para pessoas com idade abaixo de 34 anos. De acordo com ela, isso só será possível após a vacinação de pessoas com idade entre 35 e 39 anos – algo que ainda não aconteceu devido à quantidade insuficiente de doses que chegou ao município.

Até a quarta-feira (28), 13.597 pessoas em Juazeiro, com idade entre 35 e 39 anos, estavam cadastradas no Saúde Digital. Desse total, 4.639 pessoas receberam a primeira dose ou a dose única do imunizante contra covid-19 até a data. No decorrer da semana, outras 1.770 dessa mesma faixa devem ser vacinadas. Somando o total das pessoas já imunizadas com o total daquelas que deverão receber a imunização até sexta-feira (30), 6.409 pessoas nessa faixa etária serão alcançadas. Como há 13.597 pessoas cadastradas com essas idades, um total de 7.188 pessoas continuará no aguardo da imunização.

Como informou Francimones, um novo lote de vacinas estava previsto para chegar na quarta (28). Entre elas, estão 3.596 doses para pessoas com idade entre 35 e 39 anos. Levando em consideração a informação que 7.188 pessoas com essas idades continuam no aguardo do imunizante, após essa nova quantidade ser imunizada ainda permanecerão à espera da vacina 3.592 pessoas. Diante disso, ela explica que não há como Juazeiro reduzir a faixa etária se, mesmo com o recebimento de novas doses, uma grande quantidade de pessoas continuará no aguardo.

“São esses esclarecimentos que a gente precisa fazer à população para que vocês tenham conhecimento do porquê que Juazeiro não está conseguindo avançar. Nós não estamos conseguindo avançar porque nós não recebemos vacina suficiente, conforme os números que apresentamos aqui, para que possamos diminuir essa faixa etária no nosso município”, relatou a secretária.

Durante a apresentação dos dados, Francimones ainda pediu o apoio da população e afirmou que o Município segue rigorosamente o plano de operacionalização do Ministério da Saúde: “A gente segue com nossa vacinação de acordo com a quantidade de vacinas que o município vem recebendo”. De acordo com a secretária, 144 mil pessoas de Juazeiro estão cadastradas no Saúde Digital. Entre 1ª dose e dose única, já foram aplicadas 100.170 doses, o que representa que cerca de 40 mil pessoas cadastradas ainda aguardam receber a vacina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ