A Fiscalização Ambiental, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou mais de 300 ações fiscalizatórias nos seis primeiros meses de 2023. As ações incluem desde o combate à degradação ambiental e atividades irregulares ao corte/supressão de árvores e maus-tratos contra animais. O combate aos maus-tratos contra animais ocupa a segunda posição em demandas da Secretaria. Neste período, foram realizados mais de dez procedimentos por mês.
Como apresenta a Semma, a fiscalização visa assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança municipal e à proteção da dignidade da vida humana.
De acordo com Brenda Sá, fiscal ambiental, "a maior demanda da Fiscalização Ambiental são solicitações de autorização para poda e/ou supressão de árvores, a partir de análise técnica, visando garantir a qualidade de vida dos munícipes através da manutenção do conforto térmico nas áreas mais densamente urbanizadas e o equilíbrio ecológico no nosso território".
Na área da Educação Ambiental, os Fiscais Ambientais da SEMMA promoveram mais de 19 ações, entre palestras, oficinas e participação na organização de eventos importantes, como I Encontro Agroecológico do Cariri, Semana da Água e da Árvore e a Semana do Meio Ambiente.
"Também temos trabalhado na implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de Resíduos Sólidos, onde a população pode depositar os resíduos que produzem em casa", comentou a Fiscal Elenice Leal. Até o momento, o município do Crato dispõe de dois PEV's para pilhas e baterias: um localizado na sede da secretaria e o outro na EEMTI Wilson Gonçalves, o conhecido Colégio Estadual.
Com informações da Prefeitura do Crato