Jornal do Cariri
Secretaria da Saúde recomenda retomada de cirurgias eletivas no Ceará
Decisão contempla entidades públicas e privadas
Foto: HRSC/Divulgação
Joaquim Júnior
16/07/21 8:30

Após cinco meses suspensas por conta da segunda onda da pandemia de Covid-19 no Ceará, as cirurgias eletivas poderão ser retomadas, de forma responsável e escalonada no Ceará, já em julho de 2021. O anúncio foi feito pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado. A retomada contempla hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e unidades de saúde públicas e privadas no Cariri e em todo Ceará.

O plano para o retorno escalonado dos procedimentos, de acordo com a Sesa, foi pactuado entre o Estado e os municípios na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na sexta-feira (09). A decisão levou em consideração o monitoramento dos números da covid-19, que mostra queda de casos, internações e óbitos desde o fim de junho nas regiões cearenses.

“Estamos implantando um novo programa de cirurgias eletivas no Ceará. Isso se deve à melhora dos dados epidemiológicos e assistenciais da Covid-19 e à necessidade de ampliar essa nossa capacidade de atendimento. É muito importante saber que vamos obedecer aos critérios de prioridades e de tempo de agendamento e marcação das cirurgias. Vamos utilizar a estrutura que ampliamos durante a pandemia, nos hospitais das cinco regiões de Saúde, para realizar o maior número de procedimentos. Nossa meta é zerar a fila, não ter ninguém aguardando cirurgia eletiva no Estado”, explicou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ