Jornal do Cariri
Saiba como acompanhar o eclipse solar anular deste sábado (14)
Nasa transmitirá eclise diretamente do Cariri, afirma diretor do Planetário Rubens de Azevedo
Foto: Preepik
Joaquim Júnior
14/10/23 9:00

A localização privilegiada de Juazeiro do Norte proporcionará, neste sábado, a visibilidade do eclipse solar anular em sua plenitude. Para isso, é necessário utilizar itens apropriados, como filtros de máscara de soldador tonalidade n°. 14. A orientação é não utilizar produtos como óculos escuros ou folhas de raio-X. Haverá, ainda, a possibilidade de assistir via transmissão online, como pelo canal do Observatório Nacional, no YouTube. Segundo Dermeval Carneiro. diretor do Planetário Rubens de Azevedo, informou em entrevista à rádio O Povo CBN Cariri, equipamentos da Nasa foram montados no Cariri para a transmissão do fenômeno. O eclipse iniciará às 15h26, e alcançará seu máximo às 16h45.

De acordo com Wilami Teixeira, professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que coordena o Núcleo de Astronomia na instituição, outro fenômeno como esse só será visível novamente em Juazeiro no ano de 2045. Conforme explica, o eclipse anular acontece quando a Lua se encontra em uma posição entre a Terra e o Sol, mas não consegue cobrir completamente o disco solar. “O eclipse será um espetáculo visual com a formação de um ‘anel de fogo’, além de ‘escurecer’ o dia por alguns minutos”.

De acordo com o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Thiago Santiago, a equipe da UFCA vai disponibilizar, no dia do eclipse, uma tela de projeção para as pessoas assistirem as imagens do Eclipse que serão captadas por equipamentos especiais. Após alguns eventos realizados na instituição, no IFCE e na Universidade Regional do Cariri (Urca), estão sendo distribuídos filtros para observação mais segura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ