Romeu Aldigueri ressalta reconhecimento da Alece em sessão na Câmara
25/11/25 0:00

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi homenageada nesta segunda-feira (24), em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A cerimônia marcou os 190 anos da instituição e contou com a presença do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana, além do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, e de outras autoridades, como os deputados Eunício Oliveira, José Guimarães, Diassis Diniz, Daniel Oliveira, Agenor Neto e Felipe Mota. A solenidade foi proposta pela senadora Augusta Brito, pela deputada federal Fernanda Pessoa e pelo líder do União Brasil na Câmara, deputado federal Pedro Lucas Fernandes(MA). Durante o evento, parlamentares e convidados destacaram o papel histórico da Casa cearense, uma das instituições legislativas mais antigas do País, em funcionamento contínuo desde 1835. No seu discurso, o presidente da Casa, Romeu Aldigueri, ressaltou “ a trajetória da Alece e o vínculo construído com a população cearense”. Destacou episódios históricos, avanços sociais e o fortalecimento institucional ao longo do tempo, além de relevar iniciativas recentes da Alece, em áreas como responsabilidade social, comunicação, educação legislativa e políticas voltadas a mulheres, crianças e empreendedores. Aldigueri também apontou os desafios contemporâneos enfrentados pelos parlamentos, como a disseminação de desinformação e o crescimento de movimentos antidemocráticos.

Guimarães garante que Ciro não mete medo
Um assunto polêmico que circula nos grupos de WhatsApp do PT do Ceará é a possibilidade da candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB ) a governador. Há discussões acirradas sobre a viabilidade eleitoral de Ciro, e se com sua presença, a disputa contra governador Elmano será mais animada. De passagem pela região do Cariri, pela segunda vez em menos de uma semana, o líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, resolveu enfrentar Ciro. Disse que considera natural a possibilidade de Ciro disputar o Governo do Ceará em 2026, com apoio amplo da oposição, inclusive da direita. Guimarães avalia que, quem quer ganhar não pode escolher adversários. Mas, foi logo destacando a força política da candidatura à reeleição de Elmano: “no nosso governo, as entregas estão sendo feitas, para atender a todos segmentos sociais”. E fez um prognóstico: “no momento certo, a população reconhecerá o trabalho desenvolvido e dará devida valorização ao governador Elmano”. Para quem acreditava em tensão entre Guimarães e o ministro Camilo Santana, acabou se surpreendendo com a defesa dele a Camilo. Guimarães disparou contra as críticas de Ciro ao ministro Camilo e ao governador Elmano, classificando como “ injustas” e afirmou ser “ muito esquisita” a aproximação de Ciro com setores da direita, mais precisamente o PL de Bolsonaro.

Estourou novo conflito entre Glêdson e Giovanni
Ninguém dúvida que, hoje, o maior embate político no Cariri coloque em lados opostos o prefeito Glêdson e o diretor do Hospital Regional do Cariri (HRC), Giovanni Sampaio. Se eles já não param de discutir, surgiu uma nova briga: Giovanni voltou a denunciar a superlotação no Hospital Regional e responsabilizou o problema “ao grande volume de atendimentos de baixa e média complexidade vindos de Juazeiro do Norte. “Ainda segundo Giovanni Sampaio, a demanda, que deveria ser atendida pela rede municipal, acaba pressionando um hospital projetado para casos de alta complexidade. “Estamos atendendo, por uma questão humanitária, aquilo que não é da nossa responsabilidade”, denunciou. Glêdson intensificou, nos últimos dias, as críticas ao governador Elmano. Sobre a denúncia formulada pelo diretor Giovanni Sampaio, prefeito Glêdson colocou a secretaria de Saúde para dar sua explicação: “É falsa a informação de que 74% dos atendimentos do HRC seriam de juazeirenses. Já apresentamos dados do Governo do Estado, indicando que, das 7.945 internações registradas entre janeiro e agosto de 2024, 4.228 foram de moradores do município, o que equivale a 53%. “E abordou novos levantamentos sobre pacientes: “Em hospitais regionais como os de Sobral e Quixeramobim, os atendimentos de moradores da cidade-sede chegam a 45% e 42%, respectivamente. A única exceção é Limoeiro do Norte, com apenas 15%”.

Giovanni cumpre papel de deputados calados
Giovanni Sampaio desempenha uma função política no Cariri, diante da omissão da maioria esmagadora dos deputados e prefeitos aliados ao governador Elmano e ao ministro Camilo. A auxiliá-lo nesse confronto, que tem crescido de tamanho entre prefeito Glêdson e o Abolição/PT no Cariri, há apenas o deputado/secretário Recursos Hídricos, Fernando Santana. Giovanni tem reclamado que se expõe demais porque Glêdson concede entrevistas aos veículos de comunicação do Cariri, e os aliados de Elmano/Camilo não saem em defesa deles, nem desqualificam as acusações “levianas”, que o prefeito de Juazeiro faz, no desejo de ocupar um espaço político de destaque no palanque do candidato de oposição, Ciro Gomes. Giovanni não cita nomes, mas repete que esse silêncio dos aliados do PT é “vergonhoso”. Essa postura firme de Giovanni já deu resultado. Camilo, em sua última passagem pela região, conversou demoradamente com Giovanni, sobre o lançamento de sua candidatura a deputado estadual. Giovanni topou ser candidato, mas impôs que o ministro Camilo abrace o seu nome e o aponte como uma alternativa dele, como um representante do Cariri sem medo na Alece.

Felipe Vasques assume o discurso de oposição
O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques, ensaia os primeiros passos rumo à adoção do discurso de oposição ao governo Elmano de Freitas. Durante a semana, Felipe foi duro ao avaliar os serviços da Cagece, ligada ao Governo do Estado. O presidente apontou erros em serviços, falhas em atendimento e abuso em cobranças. Além de formar uma comissão para conversar com a companhia, Felipe garantiu que se os problemas não forem resolvidos vai propor a instalação de uma CPI para romper o contrato com o Município. Com certeza, Felipe teve o apoio do prefeito Glêdson Bezerra, eterno crítico da Cagece, para essa iniciativa. No sábado (22), Felipe e Glêdson estiveram com lideranças da oposição no Crato: com o ex-prefeito Zé Adega (PL) e o suplente de deputado estadual Aloísio Brasil (União). A articulação é para fortalecer as candidaturas de Felipe a estadual e Sandrinha Cavalcante a federal no Crato. Aloísio, também deve concorrer à Alece. Glêdson tende a votar na dobradinha Felipe e Sandrinha. E coordenar a campanha de Ciro ao governo do Ceará, mesmo não indicando o nome do vice-governador, pois prefere acreditar na eleição de Sandrinha para Câmara Federal.

Pedro Lobo e Barbosa Neto querem vaga de estadual
Líder de um grupo bem coeso na região do Cariri, José Guimarães já decidiu, em caráter irreversível, a sua candidatura ao Senado. Também resolveu apoiar a candidatura do presidente da Fetraece, Raimundo Morais (PT), para o seu lugar na Câmara Federal. A outra candidata dele, Laís Nunes, desistiu e irá concorrer a um mandato na Alece. Agora, com a saída de Fernando Santana da disputa de deputado estadual, a vaga ficou aberta e passou a ser alvo entre o suplente de deputado estadual, Pedro Lobo, e o vereador de Juazeiro do Norte, Barbosa Neto. Ambos são da extrema confiança de Guimarães, mas Barbosa tem mais força. O conflito interno no grupo de Guimarães terá de ouvir, ainda, o ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, que também é próximo de Guimarães. E é candidato a estadual. O ex-prefeito conta com o apoio do ministro Camilo Santana para suceder Fernando Santana na Alece. Guimarães não esconde o interesse em eleger dois deputados para chamar de seus, o que aumentam as chances de Pedro e Barbosa. O vereador juazeirense já trabalha com a possibilidade dele conseguir a indicação. Pedro Lobo também assegura ser dele a vaga. Há aí um impasse. Guimarães terá de administrar essa briga.

Disse me disse…

Novo diretor de Negócios do BNB, Vandir Freitas, está ressuscitando o ex-presidente da instituição, Romildo Rolim. Todas as decisões de Vandir são previamente avaliadas, e a opinião de Romildo tem peso.

Quem tem tido pouco espaço na gestão do diretor Vandir Freitas, é o seu padrinho, deputado Yury do Paredão. Impressiona como Yury tem se mantido distante de todos assuntos do BNB, mesmo fortalecido com a nomeação de uma diretoria.

O grupo político ligado ao ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, está estranhando a intensa atuação do médico PJ Macedo. Sobrinho de Raimundão, PJ mantém um ritmo de quem faz campanha.

Com atuação médica, PJ tem realizado uma série de ações sociais, com forte presença nas redes sociais. Essa receita da família Macedo tem mantido o mandato do deputado Davi.

A grande dúvida, agora, é se PJ também será candidato a uma vaga na Alece, e com esse movimento quer atrapalhar à reeleição de Davi Macedo. A ordem do ex-prefeito Raimundão é não polemizar.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), está disposto a comprovar a viabilidade de Ciro no Cariri. Glêdson usou seu perfil nas redes sociais para promover uma enquete.

Na postagem, o prefeito Juazeirense coloca um possível confronto entre Ciro e Camilo. Glêdson movimenta suas redes e incentiva o confronto, buscando se tornar a oposição ao PT dentro do Cariri.

Desculpe a ignorância, prefeito Glêdson pode esperar sentado, mas ministro Camilo não aceitará polemizar com ele ?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE