JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Romaria é realizada com limitação de público
Dia da padroeira é celebrado em 15 de setembro
Foto: Rozelia Costa
Joaquim Júnior
07/09/21 11:00

Uma das festas religiosas mais tradicionais de Juazeiro do Norte, a Romaria de Nossa Senhora das Dores, pelo segundo ano consecutivo, está sendo realizada de forma diferenciada devido à pandemia de covid-19. As celebrações acontecerão até 15 de setembro, data em que se comemora o dia da padroeira do Município. Nelas, a presença dos fiéis está reduzida e as atividades restritas. Conforme o decreto mais recente apresentado pelo Governo do Estado, as igrejas podem receber até 70% da capacidade de pessoas durante as celebrações. Enquanto acompanham as orientações e decretos em respeito às orientações para evitar a covid-19, tanto o Município como a Igreja articulam e se organizam para as próximas etapas de liberação das atividades.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte (Comtur) e coordenador da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) do Município, Rennylo Rayan, explica que, mensalmente, é feita reunião ordinária com participação direta de diversas entidades. “Temos ouvido setores, demais secretarias, como também segmentos. Entendemos que toda e qualquer medida deve ser tomada, via autoridades sanitárias, observando sempre os dados epidemiológicos”, pontua Rennylo, ao afirmar que toda decisão tomada partirá de dados concretos, das autoridades sanitárias e do Poder Público.

Sobre a realização das celebrações, o presidente da Comtur cita o trabalho realizado pela Setur, em parceria com demais secretarias e também com a Igreja, no sentido de evitar aglomerações. “Trabalhos educativos, de conscientização e também visitas técnicas aos possíveis locais de aglomerações. Agora, se faz necessário que tenhamos consciência do quão delicado ainda é o momento. Nossa população não esta 100% vacinada. Sem contar que, no nosso Estado, no Ceará, já temos o primeiro óbito pela variante delta, o que muito nos preocupa. Portanto, certamente, todo cuidado é pouco”, completa.

Diante do contexto, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, expediu recomendação, no último dia de agosto, ao município de Juazeiro do Norte, a autoridades religiosas e eclesiásticas e aos organizadores de eventos, para que seja garantido o efetivo cumprimento dos protocolos sanitários vigentes nos eventos permitidos pelo decreto estadual. O MPCE recomendou, ainda, providências específicas para os festejos religiosos da romaria de Nossa Senhora das Dores.

Em Juazeiro, a Basílica de Nossa Senhora das Dores possui representantes na Comissão dos Santuários, que integra a Comissão de Turismo. Padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica, conta que, desde o início da pandemia, a Igreja tem seguido as orientações pastorais da Diocese, assim como decretos do Estado e protocolos dos Municípios. Nos templos, ele diz terem procurado disponibilizar aferição de temperatura, álcool em gel e até máscaras para possíveis pessoas que necessitem da proteção. Nos momentos, ocorre conscientização, com informes sobre medidas de prevenção ao vírus e a importância de tomar a vacina. “Porque imunizados, com a graça de Deus, poderemos estar voltando para nossas celebrações. Principalmente, no campo de santuários, que nós acolhemos pessoas vindas de outros estados”, informa.

O esperado é que, com o tempo, a retomada aconteça gradualmente. “Nossa Senhora das Dores não é apenas padroeira da cidade de Juazeiro, mas também padroeira da nação romeira. E, hoje, nós temos romeiros espalhados por todo Brasil. Então, acompanhem, rezem, espalhem essa conscientização e, de mãos dadas, mesmo separados, distantes fisicamente, mas unidos na defesa da vida plena para todos. Como disse o próprio Jesus: eu vim para que todos tenham vida. E essa vida ela seja em plenitude. Cuidar-se para cuidar é a missão de todos nós”, finaliza padre Cícero José.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE