JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Roberto Pessoa merece homenagem como Embaixador do Cariri e defensor de Padre Cícero
22/07/25 0:00

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, tem a cara do Cariri. Nenhum político cearense, hoje, tem lutado tanto pela região quanto ele. Há outros políticos, também pelo Cariri, mas é incontestável que a história de Roberto Pessoa merece a justa homenagem que recebeu do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e da Câmara de Vereadores, de “Embaixador de Juazeiro e de Padre Cícero”, diante de toda a sua trajetória em prol do município e pela sua dedicação e devoção a Padre Cícero. Roberto Pessoa recebeu, na última quinta, 17, essa homenagem pelos serviços prestados na divulgação da vida e obra de Padre Cícero e em defesa da cidade de Juazeiro do Norte, e da região do Cariri. Esse trabalho de Roberto Pessoa assegurou visibilidade nacional e internacional a esse importante Juazeiro do Norte, promovendo o turismo e a economia da Região. A solenidade onde foi anunciado como “Embaixador do Cariri e de Padre Cícero” foi prestigiada por importantes políticos, como a filha do homenageado, a deputada federal Fernanda Pessoa, que ressaltou a dedicação do seu pai a lutar pelo Cariri e a defender a santidade de Padre Cícero. O prefeito Glêdson ressaltou que Roberto Pessoa foi uma das figuras públicas mais atuantes no processo de reabilitação de Padre Cícero, reconciliado pela Igreja Católica em 2015 e que teve seu processo de beatificação iniciado em 2022. Atualmente, Padre Cícero possui o título de Servo de Deus, atribuído àqueles que estão no início de processo de canonização.

Glêdson fala pelo Cariri no bloco da oposição
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, é um dos principais nomes na formação de um Bloco que tenta unir a oposição ao governo petista de Elmano de Freitas no Estado. Glêdson tem a confiança de outras lideranças da região, como o ex-candidato do Crato, Aloísio Brasil, e os ex-prefeitos de Barbalha, Argemiro Sampaio e Rommel Feijó. No último dia 15, Glêdson sentou, em Fortaleza, com lideranças como Ciro Gomes, o ex-prefeito Roberto Cláudio e o deputado estadual e presidente estadual do PL, Carmelo Neto. Na sexta-feira (18), Glêdson comandou, em Juazeiro do Norte, uma justa homenagem ao prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, aclamado como embaixador de Juazeiro do Norte e de Padre Cícero. Glêdson reconheceu o trabalho do prefeito Roberto Pessoa pelo Cariri e em defesa de Padre Cícero. Glêdson tenta atrair Roberto Pessoa para o palanque oposicionista, já que o prefeito de Maracanaú tem se mantido distante das discussões sobre eleições majoritárias no Ceará do ano que vem. Na articulação dessa frente de oposição no Ceará, o desafio de Glêdson e de outros participantes, é frear Ciro Gomes, para evitar atritos entre os partidos que hoje discutem uma ampla aliança no Estado.

Oposição implodiu após vídeo de Ciro na internet
Euforia no Abolição após o rompimento público entre Ciro Gomes e o PL do Ceará. O novo presidente estadual, deputado André Fernandes, anunciou que o PL cearense terá candidato próprio ao Governo do Estado e ao Senado Federal. Sem rodeios, André Fernandes disparou: “Me esforçarei para unir a oposição no Ceará e fazer uma grande aliança, mas o cenário político atual impõe, como condição essencial, que o candidato ao Governo seja do nosso Partido, que represente os nossos valores e que não seja mais do mesmo. O candidato ao Senado foi uma escolha do próprio presidente Bolsonaro, e com diálogo com os mandatários do PL e com nossas lideranças, também escolheremos o melhor nome para disputar o governo”. Esse conflito entre o PL do Ceará e a candidatura de Ciro Gomes aconteceu após a divulgação de um vídeo na sua rede social. Ao comentar o tarifaço de 50% do presidente Donald Trump contra o Brasil, Ciro Gomes não poupou de críticas o governo do presidente Lula, que tenta tirar dividendos políticos da complicada situação econômica brasileira e atacou a família Bolsonaro, já que o deputado Eduardo Bolsonaro tem se manifestado a favor dessa medida imposta por Trump, e exigido a anistia do pai, Bolsonaro, e a punição do ministro Alexandre Moraes, como condições para suspensão do tarifaço.

Elmano não tem pressa para definir 2026
O governador Elmano, ao lado do ministro Camilo e do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, prestigiaram o sucesso da maior Expocrato da história. Camilo ressaltou o trabalho do deputado Yury do Paredão, pela grandiosidade do evento, que movimentou em R$140 milhões a economia do Cariri. A presença de Chagas Vieira é um forte indicativo que o seu nome deve compor a chapa do governador Elmano à reeleição. Chagas Vieira tanto está cotado para ser vice-governador na vaga de Jade Romero, que disputará um mandato de deputada federal. Durante a Expocrato, José Guimarães voltou a repetir não ser mais candidato à Câmara Federal. Assegurava ter garantido uma das duas vagas de senador na base de Elmano. Quem também tem essa mesma certeza, e prestigiou a Expocrato foi Eunício Oliveira. Sem querer entrar em polêmicas, sobre composição de sua chapa, já que o senador Cid Gomes insiste, apesar dos problemas enfrentados pelo mandato de Júnior Mano, em mantê-lo candidato ao Senado, na vaga do PSB, o governador Elmano não parava de repetir: “ Tenho dito, e não voltei atrás. Só trataremos de eleições em 2026. Agora, temos de continuar nossas entregas. A oposição não tem projeto para o Ceará. “

Samuel Araripe fica mais próximo da oposição
 
O ex-prefeito do Crato, Samuel Araripe, iniciou uma aproximação à oposição ao governo de Elmano de Freitas (PT). Samuel ainda mantém influência política no Crato e articula a candidatura do seu enteado, Davi Araripe, a uma vaga de deputado estadual. Hoje, Davi está no PSB, mas articula a sua filiação ao União Brasil. Na quinta-feira (17), Samuel sentou com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e o deputado federal Danilo Forte, tudo com a anuência e apoio do ex-prefeito do Crato, Zé Adega. A volta de Samuel para a oposição, liderada por Tasso Jereissati, esteve na pauta do encontro. Ao lado de Samuel, Davi opinou em todos os momentos e deve ser decisivo na decisão. Davi e Samuel mostram descontentamento e avaliam que nada do que foi combinado, ainda na campanha de 2024, foi cumprido pelas lideranças da base aliada petista. A negociação para a filiação de Davi ao PSB, culminando com o apoio a candidatura de André Barreto (PT) para a Prefeitura do Crato, foi do deputado estadual Fernando Santana, que ainda deve tentar uma conversa mantê-los na base.
 
Cid vira garçom no inferninho da Expo 
O senador Cid Gomes, foi ao extremo na tentativa de desviar a atenção da crise que se envolveu, na defesa da candidatura do deputado federal Júnior Mano ao Senado. Cid tem, hoje, em Júnior Mano, o seu principal aliado político no Ceará. Cid aproveitou o sucesso do chamado “Inferninho”, na Expocrato, que atraiu uma multidão no sábado (19), para testar a sua popularidade e se esquecer das polêmicas sobre desvio de emendas e confronto com o seu irmão, Ciro Gomes. Cid entrou em uma barraca, simulou atendimento a clientes e recebeu pagamento com maquineta de cartão. Nas redes sociais essa postagem ganhou espaço. E viralizou. Cid aposta tudo na repercussão da jogada de marketing, para credenciá-lo cada vez nas suas negociações com o Abolição e no fortalecimento do seu projeto de eleger uma bancada de 06 deputados federais e 13 estaduais, pelo PSB. . O sábado foi a terceira tentativa de Cid na Expocrato deste ano. Na quinta-feira (10), o senador fez uma defesa pública do seu aliado. Nos dias seguintes, sexta-feira (11) e sábado (12), estava andando pelo Parque de Exposição do Crato, ainda antes da abertura da festa, sem qualquer repercussão na região ou no Estado. A atuação como garçom foi talvez a sua última tentativa de mostrar que estava presente, e parece ter dado certo. Afinal, o trabalho como garçom de Cid Gomes caiu na boca do povo.

Disse me disse…
 A semana de Expocrato serviu para avaliar quem está sem espaços e quem está em alta no jogo político estadual. Entre os pré-candidatos ao Senado, houve muitas ausências.
 
Eunício Oliveira esteve apenas na abertura. Chiquinho Feitosa e Júnior Mano, sequer, apareceram; enquanto José Guimarães só veio no sábado. A incerteza é o ponto alto.
 
Na Câmara do Crato, a avaliação é que o deputado federal Yury do Paredão terá uma baixa significativa na sua base de vereadores para a eleição do próximo ano.
 
Além de Nágila Coriolano, que está cassada, Yury deve perder outros dois vereadores para 2026. A Expocrato foi um festival de negociação por vários outros deputados.
 
Na Câmara de Juazeiro, quem comemora é o vereador Badu, que teve a decisão de cassação reformada pelo TRE. Badu é do Mobiliza, acusado de fraude à cota de gênero.
 
Na mesma acusação, PSDB e PL tiveram pedido de vista para os processos. Os vereadores Lukão e Boaz das Rotatórias foram às redes sociais pedir orações por seus mandatos.

Desculpe a ignorância, tem algum restaurante aceitando contratar o senador Cid Gomes como garçom?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE