RMC registra abertura de 6.577 MEIs em 2025
Municípios do Crajubar foram os que mais registraram novos negócios
Foto: Jucec Ceará
Joaquim Júnior
09/02/26 13:30

Os nove municípios que integram a Região Metropolitana do Cariri (RMC) registraram, no ano de 2025, a abertura de 6.577 novas microempresas. Destas, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o segmento de Serviços lidera a lista, com 4.396 aberturas; em seguida, estão Comércio, com 1.728; e Indústria, com 453. Os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha foram os que mais contaram com novos microempresários individuais (MEIs): 4.054, 1.369 e 658, respectivamente. Atualmente, a RMC possui 24.453 MEIs ativos.

Como avalia o Professor Dr. Áydano Ribeiro Leite, do departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca), o fato de muitas empresas preferirem a prestação de serviços por MEI à contratação formal, via CLT, deve-se à redução de custos. “Visto que elimina riscos jurídicos e encargos trabalhistas como FGTS, férias e décimo terceiro salário, o que implica em uma redução de até 37% os custos em comparação à contratação formal via CLT”, explica.

O motivo, segundo o economista, é que a prestação de serviços por MEI elimina riscos jurídicos e encargos trabalhistas como FGTS, férias e décimo terceiro salário, o que implica em uma redução de até 37% os custos em comparação à contratação formal via CLT.

Entre os pontos positivos em relação a MEIs, do ponto de vista econômico, Áydano aponta a ampliação da formalização e a geração de emprego, o que afeta positivamente a dinâmica da economia. Por outro lado, ele cita que um aspecto negativo aos MEIs se refere à possível fragilização da chamada proteção social, visto que trabalhadores perdem alguns diretos previstos por lei. “Como consequência, no longo prazo, o efeito direto ocorre sobre a queda da arrecadação previdenciária que já se encontra estruturalmente deficitária”, explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE