Jornal do Cariri
RMC fecha terceiro trimestre com saldo positivo em empregos
Juazeiro, Crato e Barbalha lideram empregos
Foto: Tatiana Fortes
Joaquim Júnior
07/11/23 11:00

Os nove municípios que integram a Região Metropolitana do Cariri registraram saldo de 861 empregos apenas no mês de setembro. Do total, 472 são de Juazeiro do Norte e 302 de Crato. Já em relação aos três primeiros trimestres do ano, o saldo na RMC é de 3.438 contratações. Do total, 1.933 empregos foram contabilizados em Juazeiro e 772 Crato. Barbalha aparece no terceiro lugar do ranking, com saldo de 685 empregos entre janeiro e setembro de 2023. Os dados são do Novo Caged.

O Secretário do Trabalho, Vladyson Viana, aponta que “o Cariri se consolida como um centro importante da economia cearense e, com certeza, atraindo novos investimentos, inclusive investimentos em transição energética, energia renovável e em plantas de painéis solares, que têm gerado muitos postos de trabalho”. Como acredita, a região, que possui setores fortes como comércio e serviços, vai gerar ainda mais oportunidades de emprego aos trabalhadores do Cariri. A nível estadual, o Ceará acumulou quase 10,5 mil postos de trabalho em setembro e 48.159 nos noves primeires meses de 2023.

Wilson Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, aponta que os números obtidos na geração de empregos no município refletem um crescimento significativo e demonstram o potencial dele em impulsionar a economia local. “Ao gerar quase 500 novos postos de trabalho, Juazeiro se destaca como líder no interior, ficando atrás apenas da capital Fortaleza e municípios da região metropolitana. Especificamente, ao representar 55% de todos os empregos na região metropolitana do Cariri, evidencia-se o papel fundamental do município no crescimento econômico local”, enfatiza.

Como explica o secretário, os principais setores que contribuíram para esses resultados foram comércio, serviços, indústria de transformação e o setor de serviços com foco em alojamento e hospedagem, antecipando-se à grande romaria de outubro-novembro. “Isso ressalta a diversificação da economia local, abrangendo tanto a produção industrial quanto os serviços ligados ao turismo religioso, que é uma importante fonte de movimentação econômica na região”, afirma, ao dizer que esse ponto é importante poque a economia não é baseada apenas em um setor, garantindo que as oscilações temporais que podem ocorrer em alguns setores não afetem de forma abrupta toda a economia.

“Vale destacar que, além desses setores, a perspectiva de crescimento se mantém alta devido à sazonalidade de final de ano. As festividades natalinas e de virada de ano tendem a impulsionar ainda mais a criação de novos postos de trabalho, mantendo a tendência positiva que Juazeiro tem apresentado”, finaliza Wilson, ao dizer que a constância nos números de emprego em Juazeiro do Norte reflete não apenas um momento pontual, mas sim uma tendência de crescimento sustentável, reforçando a posição do município como um polo de desenvolvimento econômico por excelência na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ