JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Reunião discute instalação de fábrica de oxigênio medicinal e tecnologias agrícolas no Cariri
A empresa também planeja a instalação de um parque fotovoltaico no Cariri para gerar energia limpa
Foto: Ascom SDE
Joaquim Júnior
30/07/25 9:00

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, participou de reunião com representantes da Silton Oxigênio, que busca de apoio do Governo do Estado para instalar uma indústria de oxigênio medicinal e de máquinas para sua produção no município de Barbalha. O projeto prevê o início das operações da fábrica em 2026, com geração de aproximadamente 60 empregos diretos na unidade fabril e cerca de 140 funcionários na área de distribuição, que abrangerá oficinas, manutenção de máquinas e apoio à indústria. A empresa planeja, ainda, a instalação de um parque fotovoltaico no Cariri para gerar energia limpa.

De acordo com o Governo do Estado, a empresa Silton Oxigênio tem 34 anos de atuação no Ceará, no Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Além da produção de oxigênio medicinal, a Silton Oxigênio tem foco em tecnologias para o desenvolvimento agrícola. A empresa já atua com indução eletromagnética para micro irrigação e produção de ozônio (O3) a partir do oxigênio.

 “Nossa matéria-prima é o oxigênio presente no ar atmosférico e, para tirar esse oxigênio do ar, nós utilizamos energia elétrica. Lá é tudo favorável, com uma luminosidade bem alta e um índice pluviométrico baixo, o que ajuda”, disse o empresário Raimundo Silton. Como explicou, é possível transformar a molécula do oxigênio em O3, ozônio, que pode ser muito utilizado para eliminar fungos e diversas pragas da agricultura. Silton explica que a escolha de Barbalha visa otimizar a logística e reduzir os custos para os consumidores de oxigênio, um produto essencial para a saúde.

O secretário da SDE, Domingos Filho, avalia o projeto como um grande aliado para o desenvolvimento econômico da região e do estado. “O projeto visa estimular o crescimento da economia de todo o Cariri e do nosso estado, visto que irá gerar oportunidades para o segmento, além de empregos e renda. Estamos à disposição da empresa e levaremos sua proposta para apreciação do governador Elmano de Freitas”, declarou o titular da pasta.

Com informações da Ascom Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE