Jornal do Cariri
Retaliação em curso
Da Redação
19/01/21 0:00

O prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, não está nada satisfeito com o resultado da eleição para a presidência da Câmara. Apesar do vencedor, vereador Tiago de Rossini, fazer parte do seu grupo político, Edmilson apostou na reeleição de Zé Irlando. Para vencer a eleição, Tiago precisou dos votos dos vereadores Adriana Calixto, Ailton da Miragem e Cícero de Beta, todos da oposição. A vitória unida com a oposição já causa estragos na relação da Câmara com a Prefeitura. Edmilson estaria autorizando uma retaliação a atual Mesa Diretora, formada por Tiago, Júnior Sabino e Marco Araújo. Os três vereadores estariam perdendo os cargos que indicaram na gestão. O caso de Júnior Sabino é o pior. Ele perdeu a Secretaria de Agricultura, onde tinha indicado a irmã. Há uma operação em curso para resolver o problema, mas o prefeito Edmilson está irredutível. Parece não confiar mais nos três. Já os considera adversários.

Defesa caseira

A crise detonada no grupo do prefeito Edmilson Leite parece ter ganhado a sala da sua casa. Dolorida com a “traição” dos vereadores Tiago de Rossini, Júnior Sabino e Marco Araújo ao seu marido, a primeira-dama Zélia Feitosa não deixou por menos. Zélia foi às redes sociais e disparou uma série de indiretas diretas aos mais recentes “adversários”. As postagens da primeira-dama traziam ditados como: “cara de anjo, coração de demônio”, “o mal por si se destrói”, “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, “o feitiço volta contra o feiticeiro”. Sem citar nomes, Zelia destilou toda a sua ira com relação aos três vereadores que frequentavam sua casa. A pergunta é: os três deixarão de ser base de Edmilson? Nos bastidores, o grupo garante está como aliado do prefeito.

Começando mal

A nova prefeita de Jati, Mônica Mariano, já está sendo cobrada para resolver o caos na Saúde do Município. Depois de autorizar o transporte de doentes em carro pertencente à Vigilância Sanitária, o qual acabou sofrendo um acidente, a sua gestão teve que se explicar ao Ministério Público do Estado, pelas más condições do Hospital Municipal. Uma visita do promotor André Barroso, dia 13, constatou as más condições, por exemplo, da única ambulância da unidade. Talvez, por isso, o transporte de pacientes em veículos sem preparação. Sem perdão, a Promotoria prometeu relatar o caso em dois procedimentos já abertos e que devem seguir para a Justiça em breve. A visita, acompanhada pela secretária de Saúde, Zuleica Alves, atende a procedimento administrativo instaurado pelo Conselho Regional de Enfermagem. O MP está incentivando denúncias por canais oficiais.

Viva a corrupção

A Câmara de Altaneira está decidida a permanecer na inércia, quando o assunto é a “Operação Salus”, que investiga desvios de recursos da Saúde. Pelo menos é o que decidiu a maioria, ao rejeitar proposta do vereador Ariovaldo Soares, que solicitava cópia dos autos e da investigação para análise dos parlamentares. Recentemente, a Justiça negou pedido de habeas corpus aos secretários, que continuam presos. Na Câmara, a defesa do prefeito Dariomar Rodrigues foi feita pela vereadora Rafaela Gonçalves. A parlamentar justificou que o requerimento poderia ferir princípios constitucionais; claro, não citou quais. Mas teve pior. A vereadora Zuleide Ferreira rejeitou o requerimento porque não podia causar “magoa as famílias dos envolvidos”. Vale salientar, acusados de corrupção. Ou seja, a palavra de ordem na Câmara de Altaneira é: viva a corrupção.

Novo grupo

Sob articulação do prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito (PP), nove prefeitos e uma vice estiveram reunidos no dia 13, para discutir a criação da Associação dos Prefeitos do Cariri Oeste. O encontro, em Crato, teve a adesão do prefeito Zé Ailton Brasil (PT). Ítalo quer fortalecer a região unindo os municípios. Os alvos das reinvindicações serão as bancadas de deputados e os governos do Estado e Federal. A eleição da diretoria será dia 5 de fevereiro e, entre as pautas do próximo encontro, estão a aquisição de vacinas contra a covid-19, melhorias na segurança pública, manutenção de estradas e o fortalecimento hospitalar da região. Se pegar, o grupo será de grande importância para a região. Na discussão: Crato, Nova Olinda, Farias Brito, Tarrafas, Santana do Cariri, Campos Sales, Salitre, Potengi, Antonina do Norte, Assaré, Altaneira e Araripe.

Perseguição política

Sem perder tempo, o novo prefeito de Farias Brito, Deda Pereira, começou a caça às bruxas já no segundo dia de gestão, em 5 de janeiro. O prefeito autorizou a demissão sumaria de uma servidora admitida em seleção válida até o mês de agosto. Acusando perseguição política, a nutricionista Ravelly Fiama recorreu à Justiça, que mandou a Prefeitura reintegrá-la em 48 horas, sob pena de pagamento de multa. A decisão, publicada no dia 15, é a primeira derrota da gestão Deda, que começa com fama de perseguidora. Aparentemente sem vínculo político, a servidora desabafou nas redes sociais: “Mas o recado que eu deixo aqui é que a perseguição não acabou, mudaram apenas os perseguidores, as faces”. A Prefeitura se calou, mas o assunto deve ser tratado no retorno das sessões da Câmara. A oposição promete explorar o caso na tribuna da Casa. Vai render!

Enquanto isso...

... Ainda em Farias Brito, o procurador-geral Jerônimo Oliveira disse a esta coluna que o petista Samuel Linhares foi nomeado pelo prefeito Deda Pereira, por conhecimento da área e pelo reconhecimento a sua liderança no PT. A resposta é uma negativa as articulações internas contra Samuel. O procurador reafirma que não há crise entre o PT e a gestão.

... Outro que garantiu não existir problemas internos no PT, foi o próprio secretário Samuel Linhares. A veículos locais, Samuel afirmou que o partido continua unido. O petista destacou a conquista das duas cadeiras no Legislativo e a interação entre os vereadores, o partido e a secretaria que ocupa. Apesar das respostas, entre os filiados a situação continua diferente.

... O presidente da Câmara de Granjeiro, Paulo Anderson, garante que, apesar de ter sido eleito com os votos da oposição, continua na base do prefeito Chico Clementino. Segundo Paulo Anderson, em contato com esse blog, recebeu o voto dos quatro vereadores da oposição sem qualquer compromisso político para a gestão da Câmara ou para sua sucessão.

... Chico Clementino apoiou o vereador Natanael Calixto e foi derrotado com a ajuda da oposição. Nas palavras de Paulo Anderson, a disputa contra o candidato do Executivo não interferiu na boa relação com o prefeito. Entre as lideranças da oposição, a eleição de Paulo Anderson significou um racha na base do prefeito e uma vitória oposicionista.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ